Exercícios de fisioterapia para entorses no tornozelo

Escrito por keith dooley | Traduzido por ilve maria
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Exercícios de fisioterapia para entorses no tornozelo
Conheça os exercícios de fisioterapia para entorses no tornozelo (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Um entorse de tornozelo é uma lesão comum em esportes e outras atividades físicas. Ele pode incomodá-lo uma vez ou tornar-se um problema recorrente que, muitas vezes, precisa de cuidados. O entorse ocorre quando uma torção do tornozelo rasga os ligamentos em torno de sua articulação. Normalmente, isso acontece quando uma pessoa gira o tornozelo, pisando errado ou virando rapidamente. A única coisa que pode ser feita quando isso acontecer é descansar e utilizar gelo para reduzir o inchaço. Quando o tornozelo estiver curado, exercícios de fisioterapia podem ser feitos para reduzir a chance de uma nova lesão.

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Amplitude de movimento

Para aumentar a amplitude de movimento depois de estar totalmente curado, trabalhe lentamente, esticando os músculos e ligamentos. Durante o processo de cicatrização esta área estará mais consistente, com movimentos tensos e duros.

Sentar com a perna reta e flexionar eu pé em direção ao seu joelho irá esticar a área. Mantenha o alongamento por alguns segundos antes de soltar e fazer o exercício várias vezes ao dia por até dez dias ou até você sentir uma maior facilidade em realizar o movimento.

Outro exercício de amplitude de movimento é escrever o alfabeto com os dedos dos pés, obrigando-se a movimentar o tornozelo em diferentes direções e testar a sua mobilidade.

Fortalecimento

Fortaleça os músculos das pernas, pois eles ajudam a apoiar os ligamentos que sustentam os tornozelos juntos. Isto pode ser feito utilizando um material elástico. Faça um laço em uma extremidade, coloque-o em torno dos dedos de seu pé machucado e ancore a outra extremidade com algo pesado. Lentamente, gire o pé para o lado na direção oposta à da banda de estiramento. Este exercício de resistência ajudará a construir os músculos nas pernas e nas laterais das panturrilhas. Faça três séries de vinte, cinco vezes por semana.

Equilíbrio e controle

Use a técnica de equilíbrio para aprender controle e estabilidade para que você possa evitar mais prejuízos. Fique em um pé com os braços para fora e tente manter-se nesta posição por um minuto. Não tente este exercício até que você possa ficar de pé e caminhar sem dor. Em todos os exercícios, nunca force o tornozelo em uma posição dolorosa. Se o movimento dói, descanse o tornozelo por um tempo e, da próxima vez, não force tanto. Forçar o tornozelo pode danificá-lo, dificultando a recuperação.

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