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Exercícios de fisioterapia para o ombro

Atualizado em 10 maio, 2017

O ombro é uma parte delicada do corpo humano. Seus complexos movimentos são sustentados por quatro pequenos músculos chamados de manguito rotador. Quando um desses músculos ou qualquer outra parte do ombro se danifica ou se lesiona, geralmente o tratamento prescrito é com fisioterapia e alguns exercícios.

O ombro é uma parte do corpo que é muito acometida por lesões (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Exercícios

Você deve fazer uma série de exercícios não-invasivos. Se seu ombro foi lesionado, ele pode lesionar novamente se você utilizar exercícios muito pesados. A ideia é fazer exercícios de apoio. Uma das coisas que você pode fazer é curvar-se para baixo, de modo que suas costas fiquem paralelas ao chão. Coloque a mão de seu braço que não está lesionado em uma cadeira. Deixe o braço lesionado pender o mais reto possível. Faça pequenos círculos no sentido anti-horário com seu braço. Você também pode fazer movimentos usando um haltere de um quilo e usar uma faixa de exercício para alongar os músculos do ombro e ajudá-los a entrar em forma.

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Equipamentos de exercício

Um dos melhores equipamentos que você pode usar é uma bola de exercício, que também é chamada de bola de fisioterapia ou bola suíça. A bola suíça exige que você encontre um ponto de equilíbrio em seu corpo e quase sempre trabalha todos os músculos ao mesmo tempo, o que ajuda seu ombro na realização dos exercícios prescritos. As faixas de exercício também ajudam o ombro a recuperar força e flexibilidade. Elas são codificadas por cores para indicar o nível de tensão. Quando você está nos estágios iniciais da reabilitação, use faixas que oferecem menor resistência, e conforme você se aproxima de sua força total, use faixas com mais resistência. O uso de halteres leves (1 e 2 kg) também podem ajudar na reabilitação de ombro.

Rotina de exercícios e cronometragem

É melhor dedicar pelo menos uma hora de seu dia quando você está se exercitando e em reabilitação de ombro. Além de usar pesos leves, bolas suíça e faixas, a natação também pode ajudar na reabilitação. Ela pode ajudar no fortalecimento de seu ombro e na superação da lesão. Nade por 10 minutos a uma hora e, em seguida, faça uma pausa de 2 minutos e nade por mais 10 minutos. Depois de sair da piscina, vá até a academia e use a bola suíça, faixas de exercício e pesos leves. Não exagere. Depois de ter feito 20 minutos de exercícios, é importante dar uma pausa para seu corpo.

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Referências

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