Exercícios para fortalecer as mãos para tocar violão

Escrito por carson barrett | Traduzido por daniel villarreal
Exercícios para fortalecer as mãos para tocar violão
Fortalecer sua mão de acordes ajuda no desempenho (guitar detail 2 image by Scott McCarty from Fotolia.com)

Para qualquer pessoa que toca violão, seja um iniciante ou alguém que apenas ficou um tempo sem tocar, não é preciso muito tempo para perceber que a mão usada para tocar os acordes fica dolorida e cansada rapidamente. Essa mão forma os acordes no braço do violão e, quando exausta, causa problemas como pressionar as cordas da maneira errada. Isso leva a zumbidos no som e acordes errados ou abafados. Existem exercícios para fortalecer a mão e ajudar a prevenir esses problemas.

Toque músicas

Provavelmente a melhor maneira de fortalecer a mão é tocar músicas. A maioria das músicas populares dura de três a quatro minutos, o que é um curto período de intensa atividade. Você pode descansar entre uma música e outra. É possível encontrar tablaturas, uma forma de notação musical que mostra onde colocar os dedos ao tocar uma música, em vários sites. Para ajudar na motivação, procure tablaturas de músicas que você goste, mas varie os acordes. Toque músicas com acordes com pestana, nos quais o indicador fica atravessado no braço pressionando as seis cordas enquanto os outros dedos fazem o acorde. Isso pode ser difícil na primeira vez, mas ajudará a fortalecer a mão e a tocar mais músicas. Acordes abertos são parecidos com os de pestana, mas sem o dedo indicador atravessado. Caso goste de rock, você pode fazer power chords. Eles são parecidos com os acordes que usam a pestana, mas você usará o indicador e o dedo anelar para fazer uma barra nas cordas.

Exercícios para os dedos

Exercícios para os dedos no braço do violão também podem fortalecer a mão e servem como um aquecimento antes de tocar. Eles envolvem mexer os dedos para cima e para baixo no braço ao escolher as cordas individualmente. Você pode encontrar exercícios assim em livros instrucionais e online.

Treinamento de força

Outra coisa que você pode fazer para fortalecer a mão são exercícios não relacionados ao violão. Você pode usar exercitadores de mão, que consistem em um aparelho que se encaixa na palma da mão e permite apertar um botão com um dedo de cada vez. Apertar bolas de tênis e rolá-las na mão pode ajudar a fortalecer o pulso. Usar pesos pequenos, com não mais do que 2 kg, para fazer exercícios para o pulso também pode ser benéfico.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível