Saúde

Exercícios para fortalecer o pulmão

Escrito por joseph nicholson | Traduzido por ricardo guardati
Exercícios para fortalecer o pulmão

Respire melhor através de exercícios

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

A respiração é a forma como o oxigênio entra na corrente sanguínea. É também a maneira de alguns resíduos, como o álcool, serem removidos do sangue. À medida que envelhecemos, no entanto, nossos músculos tornam-se mais rígidos e a utilização de nossa capacidade pulmonar é reduzida. Algumas pessoas são afetadas por condições crônicas que tornam a respiração difícil. A atividade física regular é uma maneira eficaz de reverter os efeitos do envelhecimento e de alguma doença respiratória. Além disso, existem técnicas de respiração específicas que podem fortalecer os pulmões e treinar o corpo a aproveitá-los melhor.

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Atividade física em geral

A maioria das pessoas que sofre de alguma doença crônica ou condição que afeta a respiração pode se beneficiar ao aumentar sua atividade física em geral. Correr, marchar ou caminhar são exercícios úteis para pessoas com asma ou enfisema. Natação e ioga também são especialmente vantajosos porque incorporam a respiração controlada com a atividade física. Aqueles que têm asma induzida por exercício, no entanto, são melhor servidos com atividades que exigem apenas rajadas de esforço, como o futebol ou tênis. Em geral, a atividade física regular abre as vias aéreas e aumenta a capacidade pulmonar. Mesmo um treinamento de força, que constrói músculos e vasos colaterais, pode aumentar a eficiência do sistema circulatório e facilitar a respiração.

Respirações de limpeza

A respiração superficial que acompanha um fraco sistema respiratório tende a utilizar apenas a metade superior dos pulmões. Isso significa não apenas que somente metade do ar é inalado, mas também que o ar viciado não é efetivamente removido. A remoção de resíduos metabólicos através da respiração é uma parte importante do equilíbrio regulatório do corpo, e a manutenção dessas toxinas nos pulmões é prejudicial. Os pulmões podem ser purificados e fortalecidos através de respirações lentas e profundas que os enchem e esvaziam completamente. Deite-se de costas e coloque o dedo na base de suas costelas. Concentre-se nessa área e, ao inalar, deixe o diafragma se movimentar para baixo e sua barriga subir. Inspire forte e profundamente, mas sem esforço. Relaxe o diafragma, observando os dedos descerem juntamente com sua barriga e costelas, e permita que o ar saia de novo, sem esforço. Continue por cinco minutos.

Respiração avançada

Uma vez que estiver respirando profunda e confortavelmente com o diafragma, você pode praticar um exercício de respiração mais avançado adaptado do Tai Chi Chuan. De pé e com os braços ao seu lado, inale profundamente em três rajadas curtas e mova seus braços para uma posição diferente a cada inalação. Comece com os braços estendidos a sua frente. Na segunda inalação, abra os braços para que eles se estendam de cada lado na altura do ombro. Ainda segurando a respiração, levante os braços acima da cabeça. Finalmente, expire completamente pela boca e coloque os braços de volta ao seu lado, mantendo-os totalmente estendidos. Note que a inalação neste exercício não se destina a provocar a hiperventilação e não deve ser superficial, mas sim respirações diafragmáticas profundas realizadas rapidamente.

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