Exercícios e frases complexas para estudantes de inglês

Escrito por kara page | Traduzido por marcos gomes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Exercícios  e frases complexas para estudantes de inglês
Auxilie seus alunos de inglês a compreenderem as frases complexas (apple for teacher image by max blain from Fotolia.com)

Estudar inglês como segunda língua (ESL - English as a Second Language) pode ser uma matéria desafiadora, seja tanto na aprendizagem quanto no ensino. É com sentenças complexas, que geralmente não são combinações de frases, mas subordinativas ou pronomes relativos, que os estudantes têm mais dificuldade. Os alunos não devem tentar construir sentenças complexas até que tenham o domínio das sentenças simples. Quando isso ocorrer, você poderá utilizar os conhecimentos das sentenças simples para criar exercícios mais simples que os ajudarão a assimilar os conceitos básicos das diferentes sentenças subordinativas e das complexas.

Mude o significado

Mostre aos alunos quantas palavras subordinativas diferentes podem mudar o significado completo de uma sentença complexa. Para começar, escreva na lousa duas sentenças simples que os estudantes compreendam. Por exemplo, ''Joe watched TV'' e ''Joe finished his homework''. Escolha dois subordinativos para colocar em destaque, como ''after'' e ''before''. Peça aos alunos para criarem uma sentença complexa extraída das duas usando o primeiro subordinativo: ''Joe watched TV after he finished his homework''. Em seguida, peça a eles que escrevam a mesma sentença complexa com outra palavra subordinativa: ''Joe watched TV before he finished his homework''. Pergunte aos alunos qual das duas sentenças os pais de Joe devem aprovar e discuta como a simples mudança na subordinativa trocou o significado da sentença complexa.

Frase embaralhada (sentence salad)

Para esse exercício, distribua aos alunos várias fichas. Na mesa, pense em algumas sentenças simples sobre um personagem. Por exemplo, ''Cindy is a student. She thinks fractions are hard. She doesn't like math'', e assim por diante. Instrua os estudantes para que escrevam cada uma das sentenças em suas próprias fichas. Peça a eles para misturarem as fichas em suas mesas, então escolha duas ou três e sublinhe-as. Os alunos, então, escrevem uma sentenças complexa em seus cadernos combinando as sentenças simples. Nesse exemplo, ''Cindy is a student who doesn't like math because she thinks fractions are hard'' completa o exercício.

Troca de subordinativa

Escreva uma sentença complexa no quadro, tal como ''When the dog bit him, Alex cried''. Peça aos alunos que escrevam a sentença, então peça a eles para sublinharem a palavra subordinativa (''when''). Em seguida, diga para que reescrevam a sentença com uma subordinativa diferente que não mude o significado da frase, então sublinhe a nova palavra. Nesse exemplo, os alunos podem escrever ''Alex cried because the dog bit him'' e destaque ''because''.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível