Exercícios para fratura no cotovelo

Escrito por alexander grouch | Traduzido por giovana moretti
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Exercícios para fratura no cotovelo
Os exercícios para o cotovelo fraturado são essenciais para a recuperação completa

Os atletas, tais como skatistas, são particularmente propensos ao contato com cotovelos e, assim, costumam usar cotoveleiras para protegê-los. Mesmo que não seja um atleta, você pode escorregar e cair sob o cotovelo ou, talvez, apenas batê-lo descuidadamente contra o batente de uma porta. Independentemente de como a fratura no cotovelo ocorra, será necessária uma avaliação profissional. Os ortopedistas tratam a fratura com métodos cirúrgicos e não cirúrgicos. Depois do tratamento, deve-se completar os exercícios apropriados para o cotovelo para restabelecer força e extensão completas.

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Alongamento do pulso

Para obter força adequada no cotovelo e restaurar a elasticidade da articulação, você precisará exercitar os músculos do seu braço e pulso. Os alongamentos de pulso incluem flexão e extensão, e extensões de peso assistidas para pulso. Para realizar um alongamento flexor, coloque a palma da mão afetada contra uma parede. Certifique-se de que seu braço esteja paralelo ao chão com seu cotovelo virado para baixo e o antebraço virado para cima. Pressione levemente a palma da mão contra a parede. Se feito corretamente, você sentirá o alongamento no antebraço. Nos estágios iniciais após a cirurgia ou tratamento no cotovelo, realize esse alongamento ao pressionar a palma da mão afetada na palma da mão saudável. Ambos os métodos exigem que você os faça por cinco segundos e então relaxe. Repita dez vezes em uma sessão, duas vezes ao dia.

Os alongamentos extensores são similares aos flexores. Estenda seu braço como se fosse fazer um alongamento flexor, mas desta vez, sua palma ficará virada para baixo, em direção ao chão. Ao invés de usar a parede, use apenas sua mão saudável. Pressione suas articulações de forma que sua mão fique perpendicular ao chão. Novamente, você sentirá uma sensação no antebraço. Mantenha por cinco segundos e repita dez vezes em cada sessão.

Alongamento muscular

Para realizar um alongamento de tríceps que o ajude a curar e fortalecer a região do seu cotovelo, coloque ambas as mãos atrás da cabeça com os cotovelos alinhados no mesmo plano que sua cabeça. Depois, tire o braço bom da cabeça e o use para puxar o braço lesionado em direção ao peito. Se possível, segure o braço lesionado pelo cotovelo para um alongamento máximo do tríceps. Porém, se sua lesão impedir que você segure o cotovelo inicialmente, aperte o mais próximo do cotovelo possível. Mantenha o alongamento por cinco segundos e depois relaxe. Repita dez vezes por sessão.

Para o alongamento de bíceps, mantenha seu braço lesionado para fora e paralelo ao chão de forma que seu braço e corpo formem um ângulo reto. Mantenha a palma da mão voltada para cima. Com o braço ainda reto, leve-o para trás como se estivesse tentando tocar as costas com o polegar. Vá o mais longe possível e mantenha por cinco segundos. Repita dez vezes, duas vezes ao dia.

Exercícios de peso assistidos

Ao terminar seu processo inicial de cura e seu médico pedirá para você começar a fazer exercícios mais rigorosos, usar os exercícios de peso assistidos para recompor a massa muscular próxima à lesão e restaurar o funcionamento completo do cotovelo. Para realizar essa extensão de peso no pulso, estenda seu braço sobre uma mesa com o antebraço e o pulso para fora dos limites dela. Mantenha a palma virada para baixo e segure um haltere na mão. Com o antebraço bem firme na mesa, levante a mão do braço lesionado como se você estivesse tentando tocar o teto com as juntas. Mantenha o alongamento por cinco segundos e relaxe. Repita dez vezes.

Para realizar um exercício de peso com o bíceps, pegue um peso com sua mão do braço lesionado e mantenha o braço reto na sua frente. Levante o peso em direção ao ombro do braço sadio até sentir uma queimação no bíceps. Mantenha por um segundo e, gradualmente, abaixe o peso até que seu braço esteja esticado na posição inicial. Realize uma série de dez repetições.

Com exercícios de peso, seus níveis de peso aumentarão conforme seu cotovelo é curado. Fale com seu médico sobre a quantidade correta de peso para sua lesão em particular. Inicialmente, espere usar pesos de 400 g, 900 g ou 1,8 kg durante os exercícios.

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