Exercícios de futebol para crianças

Escrito por mike biscoe | Traduzido por marjorie enya
Exercícios de futebol para crianças
Soccer requires constant practice. (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

O futebol requer prática constante. Para fazer a diferença em qualquer jogo, os jogadores devem dedicar seu tempo também fora de campo. O trabalho de todos os aspectos dos fundamentos será a diferença entre controlar a bola ou perdê-la. Lembre-se: O jogador que tem a bola é quem faz os gols.

Controle da bola

Pegue a bola e a derrube. Antes que ela pule duas vezes, prenda-a com o pé, pisando sobre ela gentilmente enquanto se equilibra sobre a outra perna. Faça isso diversas vezes usando cada um dos pés. Repita isso, porém dessa vez primeiro acerte a bola com o meio da coxa, não com o joelho, e quando ela cair no chão, pise sobre ela como no exercício anterior. Se for fácil demais, tente dominar a bola sem que ela pule ou tente fazer malabarismos com ela sobre a coxa.

Ataque a bola, não deixe que ela o ataque. Quando estiver manipulando a bola com a coxa, não deixe que ela simplesmente bata em sua perna, levante a coxa rapidamente quando estiver a cerca de 5 cm de acertar a bola.

Passe

Treine passar a bola com o dorso do pé. Isso é melhor praticado com um parceiro, mas se estiver sozinho pode praticar chutando contra a parede. O dorso do pé é a parte de dentro do pé ao longo do arco. Se for destro, coloque o pé esquerdo a cerca de 5 cm do lado da bola. O pé direito deverá ser erguido alguns centímetros do solo, levado reto para trás e balançado em direção à bola.

Passe a bola com um parceiro que fique a 5 metros de você. Posicione dois cones entre vocês, distantes meio metro um do outro. Tente passar a bola no meio dos cones. Ao receber a bola, domine-a uma vez usando o exercício de controle da bola e outra vez virando o pé de lado, como se fosse passar a bola, e levantando-o alguns centímetros do chão. Tente fazer 10 passes sem errar ou comece do zero novamente.

Chute

Combine os dois exercícios anteriores com um de chute. Este exercício também pode ser feito sozinho, porém é melhor se feito com um parceiro. Fique de frente para o gol com a bola em mãos, com seu parceiro cinco metros à sua frente e cinco metros à esquerda. Primeiro, equilibre a bola sobre a coxa e depois domine-a. Passe a bola para o seu parceiro e corra em direção ao gol. Ele deve passar a bola de volta para você enquanto você corre, e então você irá chutá-la.

Foque em fazer um bom passe para o seu parceiro para que ele tenha tempo de dominar a bola e redirecionar o passe. Ele deverá acertar o tempo do passe para que a bola role na frente do chutador e um chute rápido possa ser dado. Troquem de lugar a cada chute. Se estiver fácil demais, aumente a dificuldade fazendo com que seu parceiro arremesse a bola para você. Tente interceptá-la com a coxa e continue daí.