Exercícios para o hemisfério direito do cérebro

Escrito por alyson paige | Traduzido por marcelo couto
Exercícios para o hemisfério direito do cérebro

Estimule o pensamento geral

Os exercícios para o lado direito do cérebro estimulam a parte responsável pelo pensamento geral. Ao invés de exercícios lineares, como a leitura de um livro, esse tipo de exercício envolve atividades criativas, como interpretação e música. Eles são usados em aprendizados acadêmicos e treinamentos corporativos.

Outras pessoas estão lendo

Interpretação

Quando você experimenta aprender algo através de interpretação, estimula o hemisfério direito do seu cérebro. Por exemplo, se você quer aprender sobre a Guerra de Canudos, reencene as batalhas e outros eventos. Sua participação nessas atividades garante o aprendizado. Mesmo que a memorização tenha um papel importante nos estudos, ela é linear, ou seja, utiliza o lado esquerdo do cérebro. Exercícios dramáticos reforçam o aprendizado através da participação.

Música

Música é uma das maneiras mais efetivas de reforçar a aprendizagem. A música barroca, por exemplo, tem um efeito estimulante no lado direito do cérebro. Segundo a Drª. Alice Cash da Healing Music Enterprises, "Estudos sobre Mozart da Universidade da Califórnia, Irvine, mostraram benefícios da música no aprendizado." Curiosamente, a maioria das pessoas pode testemunhar o poder da música na memória. Lembranças são geralmente trazidas à mente por canções. Escuta-se uma música antiga no rádio e se é transportado para aquele tempo distante. Lembra-se mais facilmente de momentos acompanhados por músicas. Professores e formadores usam música como fundo para experiências de aprendizado. Por exemplo, um professor pode colocar música barroca para tocar enquanto ensina inglês. Quando testar os alunos, com a mesma música ao fundo, eles se lembrarão das lições mais rapidamente.

Comentários

Exercícios com o hemisfério direito permitem sair do quartinho de aprendizagem do hemisfério esquerdo e entrar em um mundo dinâmico de atividade, cores, música e diversão. Quando aprender é divertido, você se lembra do conteúdo. Da próxima vez que quiser se lembrar de algo, tente equilibrar a experiência de aprendizagem.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media