Exercícios de hidroginástica para os joelhos

Escrito por sara sentor | Traduzido por marina mendes
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Exercícios de hidroginástica para os joelhos
A hidroginástica relaxa os músculos e recupera a resistência deles com menos dor que outras atividades físicas (Swimming pool and pool house image by Jim Mills from Fotolia.com)

A água é usada para propósitos terapêuticos há décadas. A hidroginástica ajuda a relaxar os músculos e permite que restaurem a força com menos dor que em outras terapias. Machucados do joelho são especialmente beneficiados pela hidroginástica, já que a água permite que o joelho se dobre e se estique com menos resistência, o que ajuda a recuperar sua força. Água morna ajuda a relaxar os músculos, e água fria alivia a dor.

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Joelho e água morna

Mergulho em água morna pode ajudar a diminuir a rigidez do joelho causada por ferimento ou por artrite. Enquanto pessoas com ferimentos graves devem esperar o inchaço diminuir, uma pessoa com dor no joelho pode mergulhar a perna em água quente para diminuir a dor. Adicionar sais ou óleos de banho como camomila também relaxa os músculos e diminui o estresse que causa as contrações e a dor. Mergulhe o joelho na água por aproximadamente 15, 20 minutos várias vezes ao dia, para aliviar a dor.

Exercícios de extensão do joelho

Exercícios de extensão do joelho podem ser feitos na água com facilidade. Entre em uma piscina e segure-se na borda, mantendo as pernas completamente submersas. Lentamente, levante a perna, dobrando o joelho em um ângulo de 45° e então relaxando a perna novamente. Faça este exercício com as duas pernas por pelo menos meia hora ao dia. O corpo pesa 50% a 90% menos quando está na água, mas a porcentagem varia de acordo com a profundidade da água. Isso ajuda a reduzir o desconforto e a resistência de qualquer exercício para os joelhos e também permite que você faça exercícios extras com mais esforço e menos dor.

Resistência do quadríceps

Pessoas com joelho machucado ou dor perdem a resistência dos quadríceps, os músculos perto do joelho. Isso faz com que os músculos contraiam, então qualquer movimento é doloroso. Os músculos devem ser exercitados para recuperar a resistência e a movimentação é mais eficaz na água. Exercícios tão simples quanto caminhar na água, dobrando o joelho por longos períodos e nadando com movimentos de impulso ajudam a aumentar a força muscular. Estes mesmos exercícios também são úteis para pacientes com artrite.

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