Exercícios de hidroterapia para a lombar

Escrito por doug hewitt | Traduzido por marina mendes
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Exercícios de hidroterapia para a lombar
Exercícios de hidroterapia podem ser feitos em piscinas (swimming pool image by les sanders from Fotolia.com)

O exercícios de hidroterapia, feitos na água, são vantajosos se você quiser fortalecer a coluna lombar. The American Cancer Society (sociedade de câncer americana) observa que as atividades aquáticas causam menos desgaste aos ossos e juntas. Muitos idosos que querem aumentar a força muscular preferem que haja menos desgaste aos ossos e juntas, especialmente aqueles com dores na lombar. A resistência que a água tem ao movimento ajuda a fortalecer a musculatura.

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Guia de exercícios

A universidade de Washington menciona o guia de exercícios aquáticos da Arthritis Foundation (Fundação Artrite), deixando claro que cada exercício deve ser repetido de três à oito vezes, quando possível. O corpo deve se mover lentamente e levemente. Se houver dor duradoura após o exercício, pare de praticá-lo. O limite de movimento para um certo exercício deve ser alcançado, mas não force esse limite.

Elevação do joelho

Fique de pé na água com apenas uma perna, mantendo o joelho levemente dobrado. Antes disso, segure-se na beira da piscina com uma mão ou em algum outro suporte e pegue a perna com a mão livre. Eleve seu joelho até o peito. Repita de três a oito vezes como definido no guia. Após completar as repetições, troque de pernas para exercitar a que estava de pé. Essa atividade ajuda a fortalecer não só a coluna lombar, como também os músculos das pernas e quadris.

Elevação da perna

Este exercício é semelhante ao anterior. Fique de pé na água com apenas uma perna, mantendo o joelho levemente dobrado enquanto se segura na beira da piscina ou outro suporte. Dessa vez, a perna é mantida esticada e então é elevada à sua frente o máximo que conseguir. Curve-se levemente para a frente e erga a perna atrás de você. Então, erga-a ao seu lado, mesmo que o movimento lateral seja naturalmente limitado. Este exercício também fortalece os músculos do quadril, perna e lombar.

Extensão de perna contra a parede

Nesse exercício, você segura todo seu corpo com suas mãos na beira da piscina. Estique seu corpo e suas pernas lentamente até alcançar a posição do Superman quando está voando. A água ajuda a segurar seu corpo nessa posição e você também pode usar algum objeto flutuante. Este exercício estica todos os músculos das costas, bem como as juntas do ombro e da coluna.

Caminhada

Caminhe para frente e para trás onde a água estiver na altura do peito. Essa atividade não causa impacto no joelho nem nas juntas do quadril, o que é importante para pessoas que sofrem de artrite. Use pesos de mão para deixar o exercício mais difícil. É como se estivesse fazendo cooper na versão aquática.

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