Exercícios de introdução à sociologia para sala de aula

Escrito por erin schreiner Google | Traduzido por rayssa amorim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Exercícios de introdução à sociologia para sala de aula
Grupos agem baseados em normas sociais e ideais (crowd image by jeancliclac from Fotolia.com)

Interações humanas são regidas por uma série complexa de regras não oficiais chamadas de normas sociais. Na introdução ao curso de sociologia, os alunos exploram essas normas e consideram como a interação humana dita suas ações diárias. Ampla reflexão é necessária para aprender e entender a sociologia. Ao refletir sobre suas vidas ou pedir aos outros para refletirem sobre suas experiências, estudantes de sociologia podem aprender o porquê de nós agirmos da maneira que agimos como um grupo cultural.

Outras pessoas estão lendo

Violação da norma social

Nossos atos diários são controlados por normas sociais. Essas regras não oficiais de conduta controlam tudo desde como nós nos comunicamos até o que vestimos. Nós seguimos essas normas porque, normalmente, não seguí-las é desconfortável. Em uma aula de introdução a sociologia, dê aos estudantes a oportunidade de experimentar o desconforto de violar uma norma social. Diga a eles que, para a nota, eles precisam vir para a próxima aula vestidos de forma estranha. Encorage-os a optar por estilos de roupas obviamente fora de moda ou heterodoxos. Quando os estudantes chegarem na sala em suas roupas diferentes, discuta as experiências deles como violadores de normas sociais. Peça-os para escrever como eles se sentiram ao andar pelo campus ou prédio escolar em suas roupas incomuns. Recolha as respostas dos estudantes e leia-as em voz alta, sem revelar o autor. Discuta sobre os sentimentos de desconforto que os estudantes sentiram e sobre como o desconforto fazem as pessoas concordar sobre as práticas e normas sociais aceitas.

Onde eu me encaixo?

Embora não haja exigência que o faça se associar com pessoas parecidas com você, nós tendemos a procurar apenas aqueles que compartilham conosco interesses semelhantes ou atividades. Discuta o conceito de grupos, e deixe os estudantes refletirem sobre onde eles se encaixam na sociedade. Para começar essa atividade, peça aos estudantes que façam uma lista de grupos comuns. Escreva as sugestões dos estudantes no quadro. Se eles apresentarem um nome de grupo social com o qual você não está familiarizado, peça-os que descrevam o grupo e expliquem as características comuns de seus membros. Após fazer a lista, entregue aos alunos notas autocolantes. Peça que escrevam seus nomes nessas notas. Instrua-os a irem ao quadro, um a um, e deixe-os colar suas notas perto do grupo com o qual eles sentem mais afinidade. À medida que cada aluno colocar sua nota, discuta essa auto-seleção. Explore as características que o estudante tem e que o faz se encaixar com aquele grupo.

Relações atuais entre as raças

Nosso país tem uma história tumultuosa de desarmonia racial e falta de aceitação. Embora alguns digam que essa época do preconceito se foi, outros afirmam que as relações raciais ainda não são o que deveriam ser e que as pessoas são normalmente tratadas de maneira desigual por causa da cor de sua pele. Explore esse tópico com seus alunos ao perguntá-los sobre eventos que presenciaram onde houve harmonia ou desarmonia racial. Para iniciar essa atividade, desenhe uma linha horizontal no quadro. Rotule o lado esquerdo da linha como "discriminação" e o lado direito como "harmonia racial". Entregue aos alunos notas autoadesivas. Peça que eles lembrem de um incidente em que eles testemunharam harmonia ou desarmonia e que descreva-o na nota autoadesiva. Após escritos, deixe os estudantes irem ao quadro e colocarem sua nota na linha desenhada. Se ele acredita que o incidente mostra harmonia, peça que coloque a nota a direita. Caso contrário, peça que coloque-a a esquerda. Após terem colocado as notas, leia os incidentes de cada aluno e discuta se eles refletem as relações entre as raças na nossa sociedade atual.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível