Exercícios para o manguito rotador

Escrito por paul bright | Traduzido por milton acevedo
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Uma ruptura no manguito rotador pode se tornar uma dificuldade ao levantar objetos comuns, uma vez que envolve o movimento do braço a partir da articulação do ombro. Os sintomas de uma lesão na região do manguito incluem dor quando você abaixar o braço de uma posição elevada ou uma sensação de crepitação quando o ombro está em uma posição específica. Reabilitar um manguito rotador lesionado pode incluir exercícios que envolvam pesos halteres ou faixas de resistência.

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Fisioterapia

Os exercícios para o manguito rotador devem ser feitos com orientação de um fisioterapeuta. Seu fisioterapeuta pode adaptá-los para o seu estado particular de saúde. Eles também podem considerar outras condições diagnosticadas que podem ou não afetar sua reabilitação do manguito lesionado. Além disso, não hesite em parar o exercício ou ajustá-lo se ele provocar muita dor. Não fazer isso pode causar mais lesões.

Abdução horizontal

O exercício de abdução horizontal é muitas vezes apontado como o principal para restabelecer a força ou a flexibilidade em um manguito lesionado. Encontre um banco que seja de pelo menos meia coxa de altura. Deite-se no banco de bruços com as pernas juntas. Se isso for desconfortável para a região lombar, coloque um colchonete ou uma toalha entre o banco e os músculos abdominais.

Comece o exercício, baixando os braços nos dois lados do banco. Vire a cabeça para o lado do braço ferido. Sem mover seu corpo ou dobrar o cotovelo, lentamente levante o braço para ficar paralelo ao chão. Respire fundo e, em seguida, abaixe-o lentamente à posição inicial. Repita pelo menos cinco vezes na primeira série. Conforme você progride na recuperação, adicione mais repetições. A abdução horizontal pode ser feita com ou sem pesos de mão, como halteres ou kettlebells, dependendo do nível de dor que você sentir ao executar o exercício.

Remada deitado

A remada lateral deitado utiliza halteres para oferecer resistência durante a realização do exercício. Isso pode ser útil após as dores iniciais de cirurgia ou quando a lesão estiver diminuído, especialmente se você começar com pesos leves. Encontre uma superfície plana e deite do lado do braço ileso. Estique o braço para fora, como se estivesse levantando a mão em sala de aula. Você pode colocar uma pequena toalha debaixo de sua axila para obter mais suporte.

Coloque um haltere relativamente leve apenas abaixo do nível do peito. Pegue o haltere com a mão do braço lesionado, garanta que seu braço esteja dobrado a partir do cotovelo em um ângulo de 90 graus. Sem mover o braço, levante o haltere até que seu antebraço fique paralelo ao chão. Espere por um segundo e, em seguida, abaixe lentamente de volta para completar uma repetição. Dez repetições iguais por série. Para um desafio adicional, pare o peso 2,50 cm antes dele tocar o chão e levante-o de volta.

Faixa de resistência

A faixa da resistência também pode ser uma ferramenta útil na reabilitação do manguito rotador lesionado. Ela é uma melhor opção para manguitos que precisam recuperar a força quando a maior parte da dor já diminuiu. A faixa pode ser também um excelente exercício para quem deseja aumentar a força e levantar pesos maiores.

Comece amarrando uma extremidade da faixa de resistência em torno de uma máquina de musculação ou objeto semelhante que esteja no nível da cintura. Segure a banda com a mão e passe o braço ferido cerca de 60 ou 90 cm horizontalmente a partir da extremidade ancorada. Mantenha o seu braço ferido fixado ao lado do seu corpo. Segure a faixa de resistência no nível da cintura. Puxe a banda pela lateral afastando seu corpo, sem mexer o restante do corpo. Retorne à posição inicial para completar uma das oito repetições para um série.

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