Exercícios matemáticos para 3ª série do ensino fundamental

Escrito por erin schreiner Google | Traduzido por marcelo couto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Exercícios matemáticos para 3ª série do ensino fundamental
Faça atividades interessantes (Counting hands image by Warren Millar from Fotolia.com)

Manter a atenção de estudantes da 3ª série pode ser desafiador, mesmo ao se discutir assuntos interessantes. Mantê-los focados durante o estudo de matemática é, frequentemente, mais difícil ainda. Para garantir a atenção dos seus alunos às aulas de matemática, utilize atividades que envolvam a matéria. Através de exercícios interativos ao invés das folhas de trabalho padrão, você aumentará a motivação deles a ouvir e prestar atenção à matéria.

Outras pessoas estão lendo

Arredondamento para cima e para baixo

É na 3ª série que os estudantes começam a aprender o que é arredondamento. Ajude-os a dominar este conceito através de um jogo de arredondamento para cima e para baixo. Para preparar esta atividade, digite alguns números decimais ou escreva-os em cartas. Coloque uma etiqueta de "arredonde para cima" em uma sacola e de "arredonde para baixo" em outra. Misture as cartas (ou os números digitados) e peça aos alunos para pegarem um de cada vez, recompensando os que acertarem.

Cartazes de notação posicional

Faça-os aprender notação posicional através de uma atividade artística ao instruí-los a fazer cartazes sobre esse tema. Para preparar esta atividade, coloque um número extenso na parede. Escolha um que tenha dígitos suficientes para cada estudante se focar em um. Quando eles chegarem na sala de aula, atribua um dígito à cada um e distribua folhas de papel. Peça aos alunos que criem um cartaz que mostre o seu número. Ao final, coloque os cartazes de cada um abaixo dos dígitos que compõe o número da parede.

Troca-troca da adição e subtração

Ajude seus alunos a entenderem a relação entre adição e subtração criando um jogo de troca-troca entre as duas operações. Para fazer esta atividade, reúna números com ímãs ou crie os seus, escrevendo números em cartas e colando um adesivo magnético atrás deles. Antes dos estudantes chegarem, coloque os números em equações de adição, escrevendo o sinal de "+" e "=" no quadro. Quando eles chegarem, peça que transformem os problemas de adição em subtração, somente, mudando os números de lugar, se necessário, e reescrevendo os sinais. Por exemplo, se a equação original é "10+11 = 21" os estudantes poderiam arrumar como "21-11 = 10".

Canções da tabuada

Ajude seus alunos a saberem a tabuada de memória, de uma vez por todas, ao criar músicas com os seus fatores. Divida a classe em 2 ou 3 grupos e dê a cada um uma família de multiplicação. Peça aos estudantes do grupo que componham uma música sobre os números da tabuada desta família. Por exemplo, um grupo pode criar uma música sobre a tabuada do 3, enquanto, outro faz sobre a tabuada do 5. Permita que eles apresentem suas músicas em frente à turma ou dê câmeras digitais para que gravem um vídeoclipe.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível