Exercícios para melhorar seu arremesso no beisebol

Escrito por j.m. soden | Traduzido por kauan benthien pereira macedo
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Exercícios para melhorar seu arremesso no beisebol
Beisebol é um esporte a que se referem muitas vezes como "o passatempo americano" (baseball image by Tomasz Plawski from Fotolia.com)

Um ótimo braço para arremessar é um dom psicológico, mas também pode ser desenvolvido. Para aqueles que não nasceram com um canhão no braço, exercícios de força para o braço podem melhorar a velocidade, a distância e a consistência. Assim como qualquer habilidade adquirida, a chave para o sucesso é comprometimento com o treino. Com tempo, o jogador que faz exercícios de arremesso ganhará força e uma técnica apurada, resultando em arremessos mais fortes.

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Exercício de técnica lenta

Mais importante do que qualquer tipo de exercício são os de aquecimento e eles acontecem antes de se jogar a primeira bola. Após lubrificar as ligações do ombro fazendo círculos com os braços e alongando toda a perna, o tronco e os braços, essa técnica lenta é uma maneira efetiva de adestrar a memória muscular e preveni hábitos ruins. O exercício é basicamente um jogo de agarrar a bola, mas o movimento de arremesso tem sua velocidade muito diminuída. Começa-se girando simultaneamente o tronco, enquanto se trás o braço de arremesso a um ângulo de 90º. A palma da mão que arremessa deve estar totalmente virada, como se o arremessador estivesse mostrando a bola para os homens no campo central. Ao usar a perna de trás para impulsionar para frente o jogador desvira o tronco e joga o braço para frente em direção ao solo. Quando o cotovelo passa pela orelha, o jogador deve soltar a bola em direção ao alvo. Se feito corretamente seu corpo todo deve seguir, com a exceção do pé de apoio da frente. Ao arremessar com toda a velocidade, a maneira ensinada neste exercício deve ser mantida e consistente.

Arremesso longo

O arremesso longo é um exercício que na verdade é apenas uma brincadeira de arremessar e pegar com algum colega. Os dois jogadores começam a uma distância de, aproximadamente, 4,5 m a 6 m. Após alguns arremessos um dos jogadores dá dois passos para trás. Este processo é continuado sempre após alguns arremessos, até que os jogadores atinjam a distância máxima entre eles. Ao realizar este exercício, o melhor é formar dupla com alguém que tenha a mesma força braçal que você, para que possam melhorar na mesma medida. Saiba que a medida que a distância aumenta, a precisão dos arremessos pode diminuir. Desta maneira, ao praticar este exercício como um time, é melhor deixar bastante espaço entre as duplas, para evitar qualquer acidente. Os jogadores não querem colocar muito estresse nos braços durante o exercício. Para prevenir lesões, eles devem utilizar mais as pernas em seus movimentos de arremesso, pois isso reduzirá a tensão do braço que arremessa.

Bolas com peso

Bolas com peso são usadas em técnicas de ganhar força, mas os jogadores devem ter cuidado para não ultrapassar seus limites com bolas que são muito pesadas. Elas são feitas em conjunto, mas resultados parecidos podem ser alcançados ao simplesmente encharcar uma bola de beisebol em um balde de água. A vantagem das bolas com peso (ao invés das molhadas) é que elas provém uma progressão gradual de peso, onde os jogadores começam arremessando a bola mais leve e vão aumentando até que se sintam confortáveis jogando a mais pesada. Com uma bola molhada obtém-se apenas um peso, mas ainda é possível enxergar alguns resultados.

Treino com elásticos de resistência

Um mito comum no beisebol é de que levantar peso irá aumentar a força de seu braço. De certa maneira isso é verdade, mas não do jeito que você pensa. Músculos volumosos como bíceps e tríceps tem pouco, ou quase nada a ver com a velocidade do arremesso. Na verdade, a força do arremesso vem dos tendões e ligamentos. Os tendões prendem músculos a ossos, e os ligamentos prendem ossos a outros ossos. O foco em proteger esses recursos anatômicos é desenvolver músculos do ombro fortes. Um exercício fácil que leva ao aumento de músculos são os elásticos de resistência. Prenda um lado do elástico e segure o outro com a mão, imitando o movimento do arremesso devagar. Enquanto o braço se move para a frente, ele recebe resistência por todo o movimento, aumentando a força de todas as partes do corpo associadas ao arremesso.

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