Mais
×

Exercícios para mover a bola no futebol

Os jogadores de futebol habilidosos se movem eficientemente sem a posse de bola, não apenas quando eles estão com a bola nos pés. Um time de futebol adversário se espalha pelo campo, sempre correndo para um espaço livre, para dar ao companheiro com a bola um lugar para onde passá-la. Um time que não se move bem deixa o jogador com a bola com duas opções: ou driblar pelo campo sozinho ou chutar a bola sem rumo.

Os times de futebol que se movem com e sem a bola são perigosos na frente da rede (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Exercícios de passe e corrida

Os exercícios de passe e corrida são uma das fundações da posse de bola em futebol. Neles, um jogador que corre passa logo à frente de outro jogador que está correndo. O segundo jogador corre até a bola e a passa logo além do primeiro jogador que está correndo, que vai até ela e a passa outra vez. Em grupos de dois ou três, os jogadores podem treinar esse exercício de passe simples, que exige que os jogadores se movam pelo espaço quando estiverem sem a bola, por todo o campo até que eles alcance a linha da extremidade. O próximo grupo começa sua corrida enquanto o primeiro corre para trás da fila.

Minijogos

Os minijogos enfatizam os passes e corridas para um espaço pequeno fechado . Em uma área de 6 m x 6 m marcada por postes sem redes, dois times de quatro tentam manter a posse de bola. Os times contam os passes sucessivos até que eles percam a bola para o outro time, tentando conectar o máximo de passes consecutivos possível. Como o espaço é apertado, os jogadores que não tiverem a bola desempenham um papel importante, já que quem está com a bola tem pouco espaço e pode apenas passar a bola. Quanto mais eficientemente os companheiros que não tiverem a bola se arranjarem no quadrado e se moverem pelo espaço, melhores são as chances de seu time manter a bola. Se eles forem rápidos o bastante, os jogadores podem ainda executar passes rápidos, uma jogada muito difícil para o time defensor quebrar.

Jogadas ensaiadas

Organize jogadas em situações de jogo reais. Em um jogo real, cada jogador possui uma posição específica, ou área ou campo que ele é responsável por cobrir. As jogadas ensaiadas podem envolver o goleiro na rede e três ou quatro defensores de um time, e três ou quatro meios-de-campo do time adversário. Quando o técnico der o sinal para começar, os atacantes, que começam com a bola tentam chegar até a meta. Em uma jogada ensaiada, os técnicos normalmente dão instruções específicas para onde os jogadores devem correr. Eles podem parar a jogada no meio para apontar o movimento de um jogador que seja ineficaz e fazer o time refazer a jogada, ou elogiar o movimento de um jogador sem a bola.

Mostrando apoio

O verdadeiro trabalho de equipe no futebol envolve fazer com que os jogadores apoiem uns aos outros pela bola. Normalmente, sempre que um jogador possui a bola ou está jogando atrás ou ao lado dela, ele deve se mover para trás caso a bola precise ser recuada. Um jogador pode passar para trás se um defensor estiver bloqueando seu caminho para frente ou se a bola estiver com problemas. Uma jogada realmente altruísta envolve fazer com que o jogador na frente da rede adversária passe para um companheiro livre que está atrás, em um ângulo melhor para chutar a bola. Os técnicos podem instruir os jogadores a darem mais apoio em jogadas ensaiadas, ou criar um exercício na frente da rede, onde um jogador apoia em uma jogada ensaiada e o outro chuta. Mostrar apoio exige que os jogadores mostrem iniciativa e um raciocínio rápido quando estiverem sem a bola.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article