Exercícios pliométricos para goleiros

Escrito por sam grover | Traduzido por carolina pires
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Exercícios pliométricos para goleiros
Pliometria pode ajudá-lo a ser um melhor goleiro (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Exercícios pliométricos ajudam os músculos a atingirem sua maior força em um tempo mínimo. Em vez de construir força bruta, que é a habilidade de produzir forças, os exercícios pliométricos focam em força e velocidade, uma combinação que produz resistência muscular. Eles são diferentes porque combinam contração e relaxamento dos músculos tão rápido quanto possível e o resultado é uma melhora na habilidade de defender o gol em um jogo de futebol.

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Pulos em profundidade

Pulos em profundidade são executados saindo de uma superfície elevada, caindo no chão e pulando de volta ao ar. Coloque uma caixa em algum lugar macio para absorver o impacto, suba nela, pule no chão e de volta ao ar. Isso enfatiza o efeito elástico de relaxar e contrair os músculos e melhora rapidamente sua habilidade de gerar força explosiva.

Pulos agachados

Pulos agachados são aqueles em que você se agacha e retorna à posição em pé o mais rápido possível. Repita o exercício. Isso fará com que seus músculos das pernas trabalhem de uma maneira ligeiramente diferente de quando você executa pulos em profundidade. Combinando os dois, você terá um excelente exercício pliométrico para a parte inferior do corpo.

Ricochetes no quadrado

Desenhe um quadrado no chão com giz e posicione-se em uma quina. Mantendo seus pés juntos, pule para qualquer outra quina e, em seguida, para outra, e assim por diante. Não importa para qual ponta você pule, contanto que seja diferente da última. Isso trabalha sua habilidade de pular lateralmente e em direções aleatórias sem mexer muito seus pés.

Quicando

O exercício de quicar consiste em determinar uma série de pontos em sequência e o pular sobre todos eles. Você pode marcar cada um com um cone ou qualquer outra coisa que mostre claramente onde você precisa pular, desde que os cones estejam próximos o bastante para que você possa pular consistentemente por eles e longe o bastante para que os pulos sejam um bom exercício. Isso trabalha sua habilidade em executar vários pulos em sequência.

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