Exercícios podem ajudar a tratar moscas volantes?

Escrito por m. gideon hoyle | Traduzido por luana ribeiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Exercícios podem ajudar a tratar moscas volantes?
Não existem exercícios eficazes para reduzir a presença de moscas volantes nos olhos, porém outros tratamentos estão disponíveis (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Moscas volantes são pequenos pontos, manchas ou linhas que às vezes aparecem no campo visual da pessoa. Esses distúrbios visuais são o resultado de várias alterações na consistência do vítreo, uma substância gelatinosa que preenche a maior parte do interior dos olhos. Não existem exercícios que alterem a presença de moscas volantes no olho, mas outros tratamentos estão disponíveis.

Outras pessoas estão lendo

Entendendo o fenômeno de moscas volantes no olho

Segundo o "National Eye Institute" dos EUA, moscas volantes desenvolvem-se quando segmentos do vítreo afundam longe da retina sensível a luz atrás do olho, o que cria um material que projeta sombras no campo visual da retina. Na maioria dos casos, elas são uma parte natural do envelhecimento e clinicamente insignificantes. Você também pode ser propenso a moscas volantes caso seja diabético, muito míope ou tenha se submeteu à uma cirurgia de catarata. Caso elas lhe incomodem, há uma boa chance que com o tempo elas afundem naturalmente em direção ao fundo de seus olhos e causem menos perturbação visual.

Tratamento

Normalmente, os médicos não tratam ou recomendam exercícios para reduzir moscas volantes que são clinicamente inofensivas. No entanto, caso elas sejam particularmente densas ou afetem muito sua visão, seu médico pode recomendar um procedimento cirúrgico chamado vitrectomia. Durante uma vitrectomia, um cirurgião irá remover as moscas volantes e o resto do vítreo do seu olho afetado e preencherá o vazio resultante com uma solução salina que imita as funções do vítreo. Esteja ciente que as potenciais complicações da vitrectomia são bastante graves e seu cirurgião provavelmente irá evitar a realização do procedimento, a menos que sua deficiência visual seja bastante significativa.

Causas clinicamente graves de moscas volantes no olho

Embora moscas volantes no olho sejam normalmente inofensivas, em alguns casos o desenvolvimento delas pode indicar mudanças perigosas dentro de seus olhos. Potenciais causas incluídas nessa categoria são infecções, lesão física direta, hemorragia ocular e a doença inflamatória chamada uveíte. O tratamento dessas doenças subjacentes podem reduzir as moscas volantes do seu campo visual.

Outra fonte importante de moscas volantes nos olhos é um processo chamado descolamento de retina, em que toda, ou parte, da retina se afasta ou separa da posição normal onde ela está fixada. Se não tratado, o descolamento de retina pode resultar em perda permanente da visão ou cegueira total no olho afetado. Caso tenha um rápido acúmulo de moscas volantes no olho, você pode estar sofrendo um descolamento de retina.

Tenha em mente que um aumento repentino na quantidade de moscas volantes também pode indicar uma condição inofensiva chamada de descolamento do vítreo, que ocorre quando um grande segmento do vítreo encolhe ao mesmo tempo. Em alguns casos, um verdadeiro descolamento de retina será distinguido de um descolamento do vítreo por sintomas adicionais, como a perda da visão periférica ou flashes de luz no campo visual. Para proteger totalmente sua visão, procure um médico imediatamente caso ocorra um acúmulo repentino de moscas volantes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível