Exercícios práticos de teias e cadeias alimentares para crianças

Escrito por bryan cohen | Traduzido por felipe barbosa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Exercícios práticos de teias e cadeias alimentares para crianças
A cadeia ou teia alimentar mostra como a energia viaja através de um ecossistema. (Eating cat image by Victor B from Fotolia.com)

As teias e cadeias alimentares são diagramas que mostram como a energia passa por um ecossistema de cima para baixo. A teia ou cadeia alimentar começa com o sol abastecendo as plantas através da fotossíntese; em seguida é mostrado como essa energia vai dos herbívoros para os carnívoros e, por fim, é como é reciclada nos ciclos de decomposição. As crianças podem aprender mais sobre o meio ambiente e sua própria área criando teias e cadeias alimentares.

Outras pessoas estão lendo

Minha cadeia alimentar

Peça aos alunos que façam um diário sobre todos os alimentos ingeridos por eles diariamente. Depois eles têm de traçar uma cadeia alimentar para todos os itens. Ensine-os a voltar na cadeia alimentar a partir do item que eles estão olhando. Por exemplo, a carne de peru de um sanduíche pode ter vindo de uma fazenda onde o peru foi alimentado com cereais integrais. Esses cereais foram colhidos a partir de um campo que recebeu energia solar. Isso pode exigir um pouco de pesquisa por parte deles e uma análise de onde certos ingredientes vêm. Peça-lhes para criar as cadeias alimentares utilizando papel para colagem e dobradura e façam-nos criar uma série de folhas que mostrem de onde vêm os alimentos.

Teia alimentar do bairro

A teia alimentar mostra a interligação de todo um ecossistema. Faça sua classe pesquisar as plantas e animais em sua área. Divida sua sala de aula em grupos, sendo que cada qual mostrará a sua própria interpretação de como a energia viaja em toda a teia. Serão estipulados cerca de 20 plantas e animais diferentes para incluir nas teias alimentares. Dê a cada grupo a liberdade de expressar sua criatividade. Por exemplo, os alunos podem criar uma pintura, um vídeo, uma série de fotografias ou qualquer outra coisa que possam imaginar. Como acontece com qualquer projeto em grupo, certifique-se de que todos os membros participem.

Cadeia de alimentos orgânicos

Este exercício exigirá chapéus de várias cores diferentes, o suficiente para dar a volta na sala de aula inteira. Muitas crianças não sabem a definição de termos como orgânico, caipira, livre de gaiolas e outros similares, e este exercício pode ajudá-los a entender. Separe seus alunos em grupos com chapéus de cores que representam as galinhas convencionais, frangos caipiras, grãos orgânicos, grãos convencionais e seres humanos. Tenha um grupo de galinhas em um canto da sala para mostrar que estão enjauladas e descreva a diferença entre os grãos convencionais e orgânicos. Em seguida, mostre que os frangos caipiras têm liberdade para andar ao redor e alimentarem-se dos grãos orgânicos. Faça o grupo humano testar o sabor de cada um dos alimentos e decidir sua preferência.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível