Exercícios de pronúncia de Inglês

Escrito por river lin | Traduzido por ronaldo moretti
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 Exercícios de pronúncia de Inglês
Aprender inglês como segunda língua leva à perfeição (talk button image by Wolfgang Zintl from Fotolia.com)

Um dos obstáculos mais difíceis de superar ao aprender a falar inglês é a pronúncia clara. Sons como "R", "L", "th", "V" e "Z" são especialmente difíceis para aprendizes de língua inglesa. O efeito da entonação também torna aprender a pronunciar inglês corretamente uma tarefa difícil. A falha ao ser compreendido ao falar inglês faz com que muitos alunos desanimem e percam a confiança. Quando isso acontece, eles perdem a motivação e alguns até mesmo desistem por completo. A utilização de exercícios de pronúncia em aulas e atividades pode ajudar os alunos a superar suas lutas e mover-se mais rapidamente em direção à fluência. A seguir apresentaremos uma lista de exercícios de pronúncia que são divertidos e eficazes.

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Exercícios de boca

A pronúncia inglesa é difícil para muitos aprendizes de língua, pois o inglês exige o uso dos músculos orais que alguns outros idiomas não usam. Portanto, da mesma forma que é importante aquecer a voz antes de uma aula de canto, é importante ativar e fortalecer os músculos da boca para pronunciar inglês corretamente. Sorrir, franzir, bocejar e rir são todas as ações que esticam e trabalham os músculos da boca. Faça a mímica de várias ações e enfatize o exagero. Por exemplo, finja que está mordendo e mastigando uma maçã grande.

Utilize um espelho

Os alunos podem compreender melhor o que é necessário para produzir certos sons quando eles podem comparar com o que vêem os falantes nativos fazendo com suas próprias ações. Os alunos devem ficar na frente de um espelho para examinar o que os lábios e a língua estão fazendo quando eles tentam produzir vários sons. Em seguida, demonstre o que eles precisam fazer. Certifique-se de exagerar na sua demonstração e peça que os alunos exagerem na deles também, conforme eles praticam.

Crie barreiras

Peça aos alunos para usar um objeto de manipulação como uma caneta, lápis, palha ou pauzinho para impedir que os lábios se movam quando não devem. por exemplo, palavras que começam com a letra "V" são muitas vezes produzidas por aprendizes de língua inglesa como "B". "Valentine" se torna "Balentine." Peça aos alunos para colocar a ponta do objeto no centro do seu lábio superior e empurre-o para cima. Então peça a eles para praticar a palavra "valentine". Não há nenhuma maneira que eles possam pronunciar o "V" com um som de "B" com o objeto no caminho. Eles também nuncam vão esquecer essa atividade, que se tornou um exercício muito eficaz.

Prática de escuta

Os alunos aprendem a pronunciar melhor quando podem ouvir a diferença entre duas palavras que soam similares. Se eles não podem ouvir a diferença, eles se perdem na forma de diferenciar as duas. O trabalho na escuta do final das palavras é um exercício poderoso. A palavras "bike," "bite" e "buy" são bons exemplos para serem usados. Primeiro os alunos devem ouvir e praticar essas palavras isoladamente com pronúncia exagerada para enunciar o som final. Eles devem perceber o que está acontecendo dentro de sua boca para produzir os sons. Em seguida, vire as costas para que eles não possam ver o seu rosto e dizer as palavras com pronúncia exagerada. Uma vez que os alunos possam ouvir a diferença sem olhar para você, pratique com pronúncia normal até que eles possam detectar as diferenças. Faça os estudantes praticarem da mesma maneira até que consigam reproduzir os sons perfeitos por eles mesmos. O uso de um espelho é eficaz nesse exercício.

Incorpore os movimentos do corpo

A pronúncia estende-se de palavras individuais para entonação e inflexão para produzir diferentes significados. A Resposta Física Total (TPR) é uma estratégia de ensino de ESL eficaz que combina o significado verbal com o movimento físico. Embora a TPR geralmente não seja usada para ensinar a pronúncia, ela é uma maneira muito eficaz para criar exercícios de pronúncia significativos e memoráveis. Peça aos alunos para determinar os movimentos do corpo que representam determinados sons, em seguida, pratique vocabulário e frases de inglês com os movimentos. Por exemplo, perguntas podem ser faladas com o queixo levantado ou enquanto levanta-se o corpo sobre os dedos do pé para lembrar os alunos que a voz deverá aumentar no final de uma pergunta. Palavrões podem ser acompanhados com um salto e instruções conclusivas podem incluir uma queda da cabeça.

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