Exercícios de reabilitação para cães com lesões

Escrito por contributing writer | Traduzido por maria pereira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

O rompimento do ligamento cruzado anterior do joelho é uma das lesões ortopédicas mais comuns em cães. Embora o rompimento completo requeira cirurgia, muitas vezes quando ele é parcial pode ser tratado por métodos conservadores. De qualquer maneira, os cães com a lesão se beneficiam dos exercícios orientados na reabilitação do joelho lesionado.

Outras pessoas estão lendo

Terapia na água

Leve seu cão para um mergulho. A água morna oferece uma condição ideal para trabalhar a perna, sem colocar tensão indevida sobre o joelho. Através da natação, a amplitude do movimento e o fortalecimento podem ser alcançados com menor risco de outra lesão. O calor da água ajuda a relaxar os músculos rígidos. As esteiras submersas também são uma excelente maneira de incentivar o seu cão a andar corretamente e suportar peso na perna afetada. Esse é um procedimento pós-cirúrgico ou mesmo um substituto da cirurgia. Pergunte ao seu veterinário se ele conhece algum centro de reabilitação canina perto de sua residência.

Fortalecimento

O treinamento de força estabiliza a articulação do joelho após uma lesão. Caminhadas simples são um bom começo. Além disso, tente colocar um objeto pequeno, como uma tampa de caneta, embaixo de uma das patas dianteiras do seu cão. Isto irá reduzir o peso sobre ela, aumentando o peso na parte traseira e contribuindo assim para reforçar as articulações do joelho. No terceiro exercício, coloque seu cachorro em pé enquanto outra pessoa segura a coleira dele. Em seguida, empurre a parte externa da coxa do cão em direção à outra perna. Ele vai resistir e assim, trabalhar sobre os músculos que suportam a lesão. Repita este procedimento, empurrando a parte interna da coxa para a parte externa. Além disso, fazer o seu cão puxar um peso leve pode ser uma ótima maneira de fortalecer as pernas. Lembre-se: sempre verifique com seu veterinário antes de iniciar um programa de exercícios para o seu cão, especialmente se ele passou por uma cirurgia.

Amplitude de movimento

Ajude o seu cão a recuperar seus antigos movimentos. Uma vez que for aprovado pelo seu veterinário, você pode começar os exercícios especiais para ajudar a restaurar o movimento ideal para o joelho. Primeiramente, deite o cão com o joelho lesionado para cima. Para executar a flexão, segure a coxa do animal firmemente e empurre a parte inferior da perna para cima de modo que as pernas superiores e inferiores se toquem. Para alongar, segure a perna logo acima do joelho, na frente e atrás. Mantendo a coxa firme, empurre o jarrete (parte da perna situada atrás da articulação do joelho) até que a perna fique reta. Execute os dois exercícios, fazendo duas séries de dez repetições. Tenha cuidado para não forçar a perna e nunca empurre além da zona de conforto do seu cão.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível