Exercícios de reabilitação para ruptura do tendão de aquiles

Escrito por gregory hamel | Traduzido por max jahnke
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Exercícios de reabilitação para ruptura do tendão de aquiles
Fazer exercícios de levantamento de calcanhar (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

O tendão de Aquiles é ligado ao calcanhar e à parte posterior da panturrilha. A atividade física intensa pode provocar trauma no tendão, que pode se romper ou rasgar. Uma ruptura do tendão de Aquiles é uma lesão grave com um longo tempo de recuperação, mas fazer alongamentos e exercícios pode ajudá-lo a se recuperar mais rápido.

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Depois da lesão

A primeira coisa que você deve fazer depois de sofrer uma ruptura do tendão de Aquiles é visitar o médico. Você precisa saber o quão grave é a lesão antes de tentar qualquer exercício. Uma ruptura completa do tendão pode necessitar de cirurgia e imobilização a longo prazo. Pode demorar seis meses ou mais para curar e chegar ao ponto onde você será capaz de realizar atividade moderada novamente. Siga as ordens do seu médico para saber quão logo após a sua lesão você poderá começar a fazer exercícios de reabilitação do tornozelo e do tendão.

Levantamento de calcanhar

O levantamento de calcanhar é um exercício básico de fortalecimento da panturrilha. Para realizá-los, fique com os pés apoiados. Em seguida, levante-se nas pontas dos pés usando a força de seus músculos da panturrilha. Lentamente abaixe o calcanhar de volta para o chão e repita o exercício. Quando vier de uma lesão grave, você pode não ser capaz de fazer o calcanhar levantar com o peso do corpo inteiro de início. Para tornar o exercício mais fácil, fique ao lado de uma mesa ou outra superfície firme e se apoie nela para tirar um pouco de peso do pé machucado. Conforme sua reabilitação progredir e você começar a voltar a fazer atividade física, você pode querer adicionar peso, segurando halteres, ou fazer o exercício de levantamento do calcanhar em um só pé.

Alongamento de tendão

O alongamento é uma parte importante para manter os tendões flexíveis, o que lhes permite resistir a ferimentos. Para este exercício, sente-se com a perna lesionada escorada para fora na sua frente. Enrole uma toalha em torno de seus dedos do pé e da base deles. Em seguida, basta puxar para trás a toalha para iniciar um estiramento no tendão. Puxe delicadamente no início e, em seguida, aumente a intensidade tanto quanto possível sem sentir dor. (Você deve parar qualquer alongamento ou exercício que produza algo além de um leve desconforto.)

Outra maneira para esticar o tendão de Aquiles é a ficar de frente para a parede e colocar as mãos nela. Dê um passo a frente com um pé, mantendo a outra perna para trás. A perna de trás vai se curvar para a frente no tornozelo, fazendo com que o tendão de Aquiles e a musculatura da panturrilha estiquem. Mantenha o alongamento por 10 a 15 segundos e, em seguida, mude para a outra perna. É uma boa ideia fazer exercícios, tanto para a nossa perna machucada quanto para a outra, de forma a promover o equilíbrio.

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