Exercícios de respiração Ibuki

Escrito por robin reichert | Traduzido por debora cristina
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Exercícios de respiração Ibuki
Respiração adequada durante o karatê ajuda a prover força muscular e a oxigenar o sangue (karate image by schaltwerk from Fotolia.com)

Uma técnica de respiração adequada é vital para atuar corretamente no karatê. Respirar ajuda o aluno de karatê a relaxar e a oxigenar o corpo. Mais oxigênio no organismo aumenta a energia e resistência. O corpo também se une com a mente e o espírito conforme o estudante pratica a respiração controlada. Tipicamente, a respiração Ibuki é a inalação do ar através do nariz, antes da execução de um movimento e, em seguida, a exalação forte através da boca durante a execução.

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Aquecimento Ibuki

Preparação para os exercícios de karatê deve incluir um aquecimento de respiração Ibuki. Fique de pé com a coluna reta e os pés separados. Os braços devem ficar de lado e relaxados. Respire fundo pelo nariz e simultaneamente levante os braços. Cruze os braços sobre o peito na altura dos ombros. Mantenha as mãos abertas ao levantar os braços. Mantenha os braços cruzados na altura do ombro, cerre bem os punhos e contraia os músculos de todo o corpo, se possível. Contraia os músculos abdominais em particular, e segure a respiração por alguns segundos. Expire pela boca com força ao trazer os braços lentamente para os lados e abrir os punhos. Repita este exercício três ou quatro vezes.

Método de concentração Ibuki "R"

Contração interna e técnica de respiração adequada podem ajudar a criar um núcleo forte, enquanto relaxam a mente e o corpo. O método ibuki "R" de contração é um exercício de respiração combinado com sons. Fique de pé com as costas contra a parede, e contraia as coxas enquanto um dobra um pouco os joelhos. Incline a pélvis ligeiramente para cima, e permita que os braços fiquem relaxados e soltos nas laterais. Aponte o queixo para baixo em direção ao abdômen e empurre a língua contra o céu da boca. Aperte o abdômen e tome um fôlego. Comece a fazer um som de "R" enquanto exala pela boca aberta. Pressione a parte pequena das costas contra a parede enquanto expira e faz um som de "R". Dobre os joelhos para ajudar a achatar as costas contra a parede.

Contração Tan-den

Este exercício envolve a contração da parte inferior das costas, dos músculos abdominais e dos glúteos. Exale vigorosamente e comece na parte inferior do estômago. Este método de expiração ajuda a fortalecer os músculos abdominais e das costas. Fique com as costas contra a parede e respire uma vez pelo nariz, sem inalar muito profundamente. Comece a exalar, pressione a língua contra o céu da boca e faça um som de "R". Aperte as nádegas com uma contração muscular apertada, e puxe o cóccix para cima em direção ao abdômen. Mantenha a parte pequena das costas de encontro à parede. Na expiração, dê um soco enquanto força o ar para fora do corpo através da boca.

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