Exercícios com roldanas para fisioterapia

Escrito por lee morgan | Traduzido por a. araújo
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A roldana, com fixação na porta, é um equipamento caseiro que pode ser montado no topo de uma porta comum em sua casa e utilizado para fazer exercícios de fisioterapia. O sistema de roldanas é fácil de instalar e eficaz para alongar a parte superior do corpo, em especial braços e ombros. Exercícios de flexão, abdução e rotação interna de ombro funcionam perfeitamente com a roldana e podem ser aprendidos facilmente.

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Flexão de ombro

Coloque uma cadeira com o encosto apoiado contra a porta onde a roldana está instalada. Sente na cadeira e segure os cabos com as mãos, ambas na mesma altura à sua frente.

Puxe com uma mão e faça resistência com a outra, puxando um dos braços o mais longe possível e alongando o outro. Sustente por um momento e retorne à posição inicial. Repita o exercício, sempre alternando os braços para desenvolver os músculos dos ombros e antebraços, com baixo impacto.

De acordo com o Centro Médico da Universidade do Estado de Ohio, se você está cuidando de um ombro machucado deve puxar apenas com o braço saudável, permitindo o alongamento do ombro.

Abdução de ombro

Coloque uma cadeira de lado a uma distância de aproximadamente 46 cm da porta. Segure um cabo em cada mão com ambas na altura dos olhos e puxe com o braço mais distante da porta até que o outro braço esteja completamente estendido e você o sinta alongar-se; segure a posição durante cinco segundos e baixe o braço na direção oposta, retomando a posição inicial. Depois de várias repetições, vire a cadeira e realize o exercício com o outro braço.

De acordo com o Centro Médico da Universidade do Estado de Ohio, se você está cuidando de um ombro machucado, faça o exercício apenas para o lado em que o braço machucado esteja mais próximo à porta.

Rotação interna

Fique de pé com as costas em direção à porta, levante um dos braços acima de sua cabeça, segure um dos cabos e baixe o outro até suas costas. Leve o outro braço para trás, como se quisesse tocar o meio de suas costas, e segure o cabo atrás de você.

Puxe o cabo segurado pelo seu braço acima da cabeça para puxar o outro braço mais para cima, alongando os músculos; puxe o quanto for possível sem causar desconforto, segure a posição por cinco segundos e repita até os braços começarem a cansar. Troque os braços e repita.

De acordo com o Centro Médico da Universidade do Estado de Ohio, se você tem um ombro machucado, faça esse exercício apenas com o braço ileso na posição superior.

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