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Exercícios para treinar o equilíbrio no futebol

Atualizado em 17 abril, 2017

Equilíbrio no futebol se refere essencialmente ao processo de manter o centro de gravidade do jogador dentro de suas bases de suporte. Para estabelecer e manter seu centro de gravidade em suas bases ao jogar futebol, ajustes constantes no corpo e boa posição em relação ao espaço são essenciais.

Treinamento de equilíbrio no futebol aumenta significativamente o equilíbrio do corpo (soccer image by Stanislav Komogorov from Fotolia.com)

Efeitos

Um estudo feito pela Democritus University of Greece indica que o treinamento do equilíbrio reduz as chances de um jogador se ferir e aumenta sua performance geral. Um outro estudo, feito na Alemanha com 24 jogadoras de futebol da premier league alemã, descobriu que quanto mais minutos gastos no treinamento de equilíbrio, menores são as taxas de lesões.

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Como funciona

Um treinamento de equilíbrio específico para futebol, que geralmente segue uma quantia x de tempo, é geralmente praticado para aumentar o equilíbrio de todo o corpo. O treinamento é feito tendo em mente objetivos específicos. Dentre eles, a redução das chances de lesões e o aumento do equilíbrio corporal.

Considerações

Há muitos exercícios para aumento de equilíbrio que atletas podem usar para aumentar seu equilíbrio no futebol, mas é importante considerar o nível de equilíbrio de cada indivíduo antes de lhe determinar um exercício. Um forma simples de testar o equilíbrio de um jogador é pedindo para que ele fique em um pé só com seus olhos fechados e analisar o quão bem ele se equilibra. Deste modo é possível determinar seu nível de equilíbrio e saber quais são os exercícios ideais para ele.

Tipos

Os tipos de treinamento de equilíbrio no futebol vão de exercícios simples para iniciantes a treinamentos mais desafiadores, para atletas profissionais. Exercícios simples incluem ficar em um pé só e jogar uma pequena bola de uma mão para outra. Exercícios mais desafiadores incluem ficar de pé em uma perna só, acocorar-se lentamente e levantar-se, tendo pesos em ambas as mãos.

Benefícios

Os benefícios de treinar o equilíbrio no futebol incluem melhorar o equilíbrio do corpo, reduzir chances de lesões durantes os jogos, ativação aprimorada dos músculos e melhor performance geral no futebol. Outro ponto positivo é que habilidades do futebol, como por exemplo o drible, são melhoradas uma vez que o equilíbrio do atleta é maior. O que resulta também em uma satisfação maior do jogador durante a prática do esporte.

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Referências

Recursos

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