Exercícios de treino de futebol para iniciantes

Escrito por carolyn williams | Traduzido por ricardo castiglioni
  Exercícios de treino de futebol para iniciantes
Os treinos de futebol para iniciantes enfatizam o básico (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Ao ensinar futebol para iniciantes, mantenha as expectativas em consonância com o conjunto de habilidades dos jogadores e pratique exercícios básicos defensivos e ofensivos. Concentre-se em técnicas básicas, tais como chutar e driblar de forma adequada, ao invés de conceitos avançados, tais como técnicas de desarme ou goleiro.

Dribles

Driblar a bola significa mover a bola ao redor do campo, usando os pés. É uma habilidade de núcleo no futebol e fundamental para a habilidade do jogador mover-se e manter a bola. Comece com dribles básicos, onde o jogador bate a bola com o pé enquanto movimenta-se lentamente. Alinhe as crianças e peça para elas driblarem em um círculo ao redor do campo. Concentre-se em ensinar os jogadores a chutar em pequenas quantidades como parte do movimento de execução, mantendo a bola perto deles. Conforme os jogadores avançam, ensine-os a acelerar e, em seguida, reduzir o ritmo para despistar um defensor.

Chutes

As bolas de futebol não são chutadas com o dedo do pé. Use a parte coberta do pé para obter mais poder e melhor controle. Esse exercício é uma boa maneira de terminar a prática, pois os jogadores podem estar cansados. Os jogadores devem se sentar na grama e retirar as meias, sapatos e caneleiras. Segurando a bola com as mãos, peça para chutarem a bola para cima no ar enquanto apontam o dedo do pé. Isso fornece uma boa prática ao ter uma sensação de onde a bola deve entrar em contato com os pés. Uma vez que eles tocaram a bola duas vezes com os pés descalços, peça-os para ficar em pé. Uma vez de pé, coloque-os em uma fileira e peça-os para chutar em direção ao gol, praticando o poder e precisão exigidos para um chute certeiro.

Passe

O passe permite que os jogadores peguem a bola para outro companheiro de equipe, sem perder a posse. Agrupe os jogadores em pares e leve-os para o campo, uma bola por par. Envie o par para o campo para praticar passar a bola. Quando atingirem o meio campo, envie o próximo par. Continue até que todos os jogadores estejam no extremo oposto. O par que realizar mais passes ganha um prêmio, se você quiser fazer uma competição. Para incrementar o exercício, os jogadores em par deverão seguir a dupla líder e repetir seu desempenho.

Exercício de defesa

Para evitar que a equipe adversária marque gols, os jogadores precisam aprender a se defender. Um exercício clássico é praticar o afastamento. Mantenha o jogo simples, mas faça um rodízio entre os jogadores para garantir que todos tenham vez. Para jogar o afastamento, identifique um jogador de quem os outros jogadores devem manter a bola longe — use um broche ou colete para definir o jogador. De pé em um círculo, peça aos jogadores para passar a bola, se esforçando para manter a bola afastada do jogador identificado. Se o grupo for grande, ou houver problemas, divida-o em grupos menores para que mais de um jogador tenha a função de manter a bola afastada. Conforme o grupo começa a entender, divida a equipe em dois e pratique afastar a bola do lado adversário, semelhante a um jogo real.

Considerações

Certifique-se de que os jogadores estejam devidamente equipados para a prática e exercícios. Cada jogador deve usar caneleiras e tênis. Embora as chuteiras sejam úteis, muitas equipes costumam deixá-las para etapas posteriores. Além disso, os jogadores não devem usar joias de qualquer tipo, incluindo brincos ou relógios. Em caso de colisão, brincos e relógios são riscos potenciais de lesão tanto para o jogador e a pessoa com quem o jogador colide.

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