×
Loading ...

Exigências de iluminação em restaurantes

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A iluminação de restaurantes é importante para a segurança e o conforto dos clientes, enquanto eles comem ou passam tempo no local. Um restaurante precisa atender a certas exigências, tanto na área das mesas quanto na cozinha, para proteger os clientes e empregados. A iluminação correta também é importante para o conforto e a diversão dos fregueses, caso estejam lendo o jornal após o café da manhã ou tendo um jantar romântico.

Restaurantes precisam de uma certa quantidade de luz (at the restaurant image by Dmitry Nikolaev from Fotolia.com)

Corredores, banheiros e saídas

Restaurantes precisam da iluminação correta nos corredores por onde os clientes e empregados precisam andar, para que todos possam enxergar e haja menos chances de alguém tropeçar e cair sobre cadeiras, mesas e outras pessoas. A iluminação apropriada é necessária em saídas de emergência e entradas, para que todos possam entrar e sair com segurança. As entradas dos banheiros também devem ter luzes claras pelas portas, já que essa é uma área movimentada e as pessoas precisam ver o caminho, para que não trombem umas nas outras ou escorreguem na água que pode ter caído no chão.

Loading...

Interruptores dimmer

É excelente instalar dimmers em todas as lâmpadas do restaurante, já que elas permitem que a luz seja aumentada ou diminuída de acordo com o horário -- pode ser necessário ter mais luz em certos horários do dia. Durante o café da manhã, as pessoas podem estar lendo o jornal e querem mais luz ao começarem o dia. Quando estiver escuro do lado de fora na hora do jantar, pouca luz pode ser uma boa opção e a iluminação do restaurante pode ser enfraquecida para criar uma atmosfera aconchegante que ainda é segura para todos. Para um restaurante com um bar, as luzes podem ser aumentadas no máximo, para mostrar que o local está fechando.

Lâmpadas com cobertura de segurança

As lâmpadas podem estourar ocasionalmente, espalhando o vidro. Cada vez mais restaurantes têm instalado lâmpadas com coberturas de segurança nas cozinhas, para que, se uma lâmpada estourar, ela não jogue vidro na comida, causando perigo e violação das normas de saúde. Essas lâmpadas podem ter várias intensidades, mas as mais fortes são melhores para a cozinha, já que há um movimento constante e a equipe precisa do máximo de luz para cozinhar corretamente e no tempo certo.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...