×
Loading ...

Porque existe água vazando no parapeito da minha janela?

Atualizado em 11 julho, 2018

Água no parapeito da janela requer atenção imediata, por isso você deve localizar imediatamente a origem do vazamento. Ela pode entrar através da janela, da moldura ou pelos cantos do vidro. Se você a vê no parapeito apenas quando existe muita condensação na janela, pode ter problemas com umidade. Eliminar a água ajuda a prevenir futuros problemas com mofo e podridão nas paredes danificadas.

Um parapeito de janela molhado pode fazer crescer mofo e danificar as paredes próximas (Marina Ch/iStock/Getty Images)

Reduzindo a condensação

A condensação excessiva no vidro da janela pode ser causada pela alta umidade na casa ou por falha na vedação das janelas vedadas com vidro duplo. Se sua casa é de um modelo "hermético", que reduz os custos de aquecimento e ar-condicionado através de vedação, a umidade pode acumular-se e levar a altos níveis de condensação em todas as suas janelas. Instale um desumificador para reduzi-la ou um permutador de ar para aumentar a ventilação. Se sua casa não é selada ou apenas uma ou duas janelas estão sendo afetadas, uma falha na vedação pode estar deixando o ar frio entrar no espaço entre os painéis de vidro, causando a condensação na parte de dentro da janela. Neste caso, troque os painéis.

Loading...

Verifique onde a janela encontra a parede

Movimentos da moldura da janela ou abertura de rachaduras na vedação das paredes geralmente causam vazamentos na janela. Examine a vedação e a calafetagem ao redor do lado de fora da janela por rachaduras ou buracos. Molhe-os com uma mangueira e verifique se existe água no parapeito da janela, para identificar se eles são a origem do vazamento. Trocar a vedação ou remover a calafetagem com um estilete e aplicar um cimento fresco no exterior geralmente resolve o problema.

Vazamentos na moldura da janela

Janelas têm várias camadas de madeira, vinil ou metal e vedações que evitam que a água escoe através das rachaduras para dentro podem falhar. Geralmente você não pode ver o problema dentro da estrutura da janela, mas pode ver a água penetrando através dela se molhar a moldura com uma mangueira. Às vezes você deve retirar as molduras e parapeitos para ver exatamente por onde a água entra. Se ela estiver vazando, entre em contato com o fabricante ou com o instalador da janela. Você pode ter que vedar o vazamento com um produto especializado ou trocar a janela.

Verifique o vidro

O vidro é selado na moldura da janela com um selante de silicone ou um especial para vidros. Em ambos os casos, você pode inspecionar visualmente sua condição para encontrar quaisquer rachaduras, buracos, partes rachadas ou em falta. Limpe a área danificada com um estilete ou um raspador de tinta. Amolecer o material com uma pistola de calor pode ajudar a remover o antigo. Para janelas com selantes de silicone, faça um novo aplique. Para aquelas com selantes especiais para vidros, aplique o novo com uma faca, certificando-se que este irá se encaixar na forma e ângulo do original.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...