Existe problema em formatar meu GPS TomTom?

Escrito por nick davis | Traduzido por allisson ester de paiva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Existe problema em formatar meu GPS TomTom?
Sim, você pode formatar, de modo seguro, seu GPS TomTom com o apoio do serviço de suporte ao cliente (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

TomTom, uma unidade de posicionamento global (GPS) portátil, está disponível em vários modelos e estilos, incluindo um aplicativo para smartphones -- dentre eles, o iPhone, da Apple. O equipamento, como outras unidades similares, possui a capacidade de restaurar seu espaço de armazenamento via formatação, caso ocorra um problema não desejado de exclusão de mapas e dados. Não haverá problemas em formatar o equipamento se o serviço de suporte ao cliente do TomTom guiá-lo pelo processo de formatação.

Outras pessoas estão lendo

Pedido de formatação

Se um representante do serviço de suporte ao cliente -- disponível no 0800 892 1259 -- pedir que formate seu TomTom, não existe problema em fazê-lo. A TomTom não recomenda formatar o GPS sem contatar o serviço de suporte ao cliente. O horário de funcionamento pode variar de acordo com o estado.

Contato por e-mail

Você também pode contatar o serviço de apoio ao consumidor via e-mail. Digite no navegador "http://www.tomtom.com/pt_br/" e, no canto superior direito, terá acesso à sua área privativa. Siga as instruções para contatar um representante.

Backup de dados

Para fazer um backup de qualquer mapa armazenado antes da formatação, conecte o TomTom ao computador usando uma entrada USB. Clique em "Gerenciar meu dispositivo" na tela inicial. Clique em "Itens do aparelho" e, em seguida, em "Mapas". Agora, clique em "Copiar itens para o meu computador" para começar o processo. Se não fizer o backup, todos os dados serão perdidos. Se tiver alguma questão diretamente relacionada a um mapa salvo ou outro conteúdo, pule o backup e prossiga para a próxima seção.

Procedimento de formatação

Para formatar o TomTom no Windows, conecte o equipamento no computador e clique em "Iniciar" e "Computador". Clique com o botão direito do mouse no ícone de disco removível e selecione "Formatar". Clique na caixa de diálogo na opção "FAT 32", se já não estiver marcada. Verifique se a "Formatação rápida" não está marcada. Se estiver, clique para desmarcar. Clique em começar e depois em "Ok" para começar a formatação.

Em um Mac, conecte o TomTom ao computador e clique em "Ir" no menu principal. Selecione "Utilidades" e clique duas vezes em "Utilidades do disco". Clique no volume TomTom que você deseja formatar e, em seguida, selecione "Apagar". Clique na seta para baixo, próxima de "Formatar volume", e selecione "MS-DOS(FAT)". Clique em "Apagar" e repita novamente quando o aviso sobre formatação de volume aparecer.

Aviso para restauração de dados

Formatar seu equipamento apaga todo e qualquer mapa, rotas e qualquer outro conteúdo salvo no aparelho. Somente formate seu TomTom sob orientação de um representante do serviço de apoio ao consumidor.

Depois que a formatação estiver completa, deixe o aparelho ligado ao seu computador e restaure os itens do backup. Clique em "Gerenciar meu dispositivo" na tela inicial do seu GPS e depois clique em "Itens do computador". Clique em "Aplicações e vozes" e então selecione "Remover itens do computador". Seu aparelho voltará para a tela inicial. Clique em "Atualizar meu aparelho" e, em seguida, na lista de arquivos para restaurar. Clique em "Atualizar e instalar" e depois em "Ok", para começar. Novamente verá a tela inicial. Clique em "Adicionar Tráfego, Vozes, Radares de Tráfego, etc” e "Itens do meu computador". Clique em "Mapas" e, em seguida, em adicionar. Clique em "CEPs" e selecione adicionar. O processo de restauração começa, retornando à tela inicial ao final.

Procedimento para resetar

Para resolver a maioria dos problemas, você simplesmente precisa restaurar seu TomTom. Pressione e segure o botão "Liga/desliga" até que a unidade se reinicie. Este processo pode levar de 15 a 20 minutos. Tenha certeza de que seu equipamento esteja com carga de bateria para aproximadamente duas horas antes de completar o processo de restauração. Caso contrário, o processo pode não ser finalizado corretamente, resultando em recorrência de erro exigindo restaurar.

Para checar o indicador de bateria do seu TomTom, clique no canto inferior direito da tela no "Modo dirigindo" ou na tela inicial. As conexões de satélite e a bateria aparecem na tela, com o indicador de bateria no canto superior direito. Se todas as barras do indicador estiverem verde, a bateria estará totalmente carregada.

Não perca

Recursos

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível