Existe vida depois da morte?

Escrito por marcos a. guedes Google
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Existe vida depois da morte?
Para onde vão os mortos? (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

"Existe vida após a morte?" Esta pergunta tem intrigado a humanidade já por incontáveis anos. Pessoas de diversas culturas e credos têm meditado sobre essa questão e diferentes respostas parecem surgir a todo momento. Embora haja muita divergência quanto aos diferentes pontos de vista, a maioria das crenças parecem defender uma ideologia em comum: alguma forma de vida sobrevive ou substitui a existência humana após a perda das funções vitais. Saiba o que cada religião diz sobre a vida depois da morte.

Outras pessoas estão lendo

O hinduísmo e a reencarnação

A base fundamental de toda a doutrina do hinduísmo é a reencarnação. Trata-se de uma crença que prega o renascimento da pessoa em uma ou mais existências sucessivas, que podem ocorrer na forma humana ou animal. Acredita-se que a prática assídua de meditação transcendental é capaz de levar o indivíduo à libertação do ciclo de renascimentos, resultando assim na união desse ser com o Ente Supremo da crença hindu, Brama. Esse processo é conhecido como "Mocsa".

Existe vida depois da morte?
Mahatma Gandhi defendeu direitos e crenças hindus (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Paraíso ou inferno? O entendimento islâmico

Os islâmicos, por sua vez, pregam um julgamento da parte de Deus após a morte. Segundo a crença muçulmana, Alá (como os islâmicos se referem ao Deus Todo-Poderoso) avaliará a conduta de cada um durante o tempo de vida e determinará se o indivíduo deve ser encaminhado ao paraíso ou ao inferno. O Alcorão, livro sagrado do islamismo, ensina a ressurreição dos mortos, visto que contém em seu compêndio um capítulo inteiro que trata sobre esse assunto.

Existe vida depois da morte?
O Alcorão ensina que o destino dos mortos pode ser o paraíso ou o inferno (Comstock/Comstock/Getty Images)

Budismo - Uma pergunta, diversas respostas

Originado a partir do hinduísmo, o budismo possui atualmente várias vertentes que parecem defender diferentes ideias sobre a questão do estado dos mortos. Ainda que haja um senso comum que nega a imortalidade da alma, alguns budistas do Extremo Oriente acreditariam na sua transmigração, conceito similar ao que foi estabelecido na Grécia Antiga pelo filósofo Pitágoras. Já o conceito do budismo tibetano menciona que os mortos ficam expostos à luz forte da suprema realidade e aqueles que não conseguem suportar essa luz não ganham a liberação, mas renascem.

Existe vida depois da morte?
O ensino budista é aberto a diferentes interpretações (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

A visão do cristianismo

Atualmente, incontáveis religiões se denominam cristãs, especialmente no mundo ocidental. Portanto, não é de admirar que existam grandes discrepâncias de conceitos quanto ao que acontece com os mortos. Ao passo que a maioria dos católicos basicamente defende o ensino de que, após a morte, as pessoas boas vão para o céu e as más para o inferno de fogo ou purgatório, muitas entidades classificadas como evangélicas trabalham com o princípio do arrebatamento da igreja, isto é, que os cristãos fiéis serão arrebatados da terra em sua forma física e retirados do mundo de forma súbita, a fim de se encontrarem com o Senhor nos céus.

Existe vida depois da morte?
Muitas religiões ocidentais pregam os céus como a grande recompensa de seus seguidores (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)

O que a Bíblia ensina?

Respeitada internacionalmente como um livro confiável, a Bíblia Sagrada também apresenta uma resposta a essa pergunta. O livro bíblico de Eclesiastes diz: "Sim, os vivos sabem que vão morrer, mas os mortos não sabem nada." No entanto, a "Palavra de Deus", como é chamada por seus leitores, não ensina que a morte seja necessariamente o ponto final da existência de um ser humano. Embora defenda de modo firme que os mortos estão em total estado de inconsciência, a ressurreição possui base bíblica. O livro de João diz que "os mortos ouvirão a voz do Filho do Homem e sairão das suas sepulturas." O conteúdo desse compêndio sagrado também explica que tipo de pessoa poderá ser beneficiada com a ressurreição, além de quando e como isso acontecerá.

Existe vida depois da morte?
A Bíblia ensina que os mortos estão em inatividade, mas podem voltar a viver (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível