Por que existem tantas mosquinhas na minha casa?

Escrito por emilia lamberto | Traduzido por joão melo
Por que existem tantas mosquinhas na minha casa?
As moscas de fruta, um tipo de mosquinha, são conhecidas por sua atração por produtos maduros (Fruit fly image by john barber from Fotolia.com)

Mosquinha é um nome comum para insetos voadores muito pequenos, que são parte da família das moscas comuns. Existem muitas espécies de mosquinhas, mas apenas algumas delas são encontradas ao redor da casa. Várias espécies são atraídas para ambientes diferentes, por isso é importante identificá-las antes de tentar erradicar as que encontrar. Apesar de serem geralmente inofensivas, elas são um incômodo e algumas espécies podem danificar as plantas ao redor da casa.

Tipos de mosquinhas domésticas

As moscas da fruta são insetos que se alimentam de materiais maduros, podres ou fermentados. Quando chegam ao estágio adulto, elas ainda são bastante pequenas, apenas cerca de alguns milímetros de comprimento. As extremidades dianteiras de seus corpos são escuras e as traseiras pretas. Você pode identificar as moscas da fruta por seus olhos vermelhos.

Fungus gnats são generalizadas e muito comuns. Elas têm pernas e antenas longas e corpos escuros. Suas asas são cinza escuro ou preto. Elas não mordem e são absolutamente inofensivas para animais e seres humanos.

Detectando pernilongos

As moscas da fruta geralmente podem ser vistas próximas de materiais em fermentação ou decomposição, ao passo que as fungus gnats tendem a viver na superfície de materiais de envasamento. Plantas morrendo são um sinal de fungus gnats, já que se alimentam de raízes de plantas.

Se você suspeitar que as moscas da fruta são provenientes da lixeira, coloque um saco plástico nela durante a noite. O aparecimento de moscas adultas é uma boa indicação de que a área é um terreno fértil para elas.

De onde as mosquinhas vêm?

As moscas da fruta colocam seus ovos perto de alimentos em decomposição. Elas têm um potencial incrível para se reproduzir e podem por até 500 ovos em sua vida útil de uma semana. Após sair dos ovos, as larvas alimentam-se da comida podre perto de onde eles foram colocados. Não só as moscas da fruta se reproduzem perto de frutas maduras e podres, como também são conhecidas por fazerem isso em trituradores e latas de lixo, esfregões e latas de refrigerante, dentre outras coisas.

As fungus gnats são comuns em torno de vasos de plantas, que as atraem, pois o ambiente úmido é uma grande área de reprodução de fungos. Elas poem ovos no interior das plantas, não apenas no solo. Grandes alterações, conhecidas como galhas, se formam nas plantas quando esses insetos colocam seus ovos dentro da vegetação.

Livrando-se de mosquinhas

Como as moscas da fruta têm potencial reprodutivo surpreendente, uma vez que há uma infestação, é importante localizar e eliminar todas as áreas de reprodução. Se até mesmo um local de reprodução é ignorado, o problema vai continuar. Despeje um copo de água sanitária misturado com um litro de água fervente pelo ralo se você suspeita que lá é um terreno fértil para os insetos. Lave todas as superfícies suspeitas com água sanitária e desinfetante. Se for possível, use um aerossol inseticida à base de permetrina para matar quaisquer moscas adultas restantes.

Você pode criar uma armadilha fazendo um funil de papel e colocando-o em um pequeno frasco. Despeje uma pequena quantidade de vinagre de maçã dentro do frasco. Coloque-o em uma área onde haja insetos frequentemente. A armadilha vai pegar as moscas restantes, que você pode liberar ao ar livre ou deixar morrer.

Prevenindo o surgimento de mosquinhas

Você pode evitar as fungus gnats colocando cartões adesivos amarelos (vendidos para o controle de moscas brancas) dentro ou em torno de suas plantas. Além disso, proporcionar uma boa drenagem para as suas plantas e regá-las sem encharcamento é outra forma de evitar os insetos, já que essas pragas gostam de ambiente úmido. Se você permitir que as plantas sequem entre os períodos de rega, as fungus gnats ficarão menos propensas a permanecer em torno delas. Misturar pequenas quantidades de carvão e coco na terra de envasamento é outra medida preventiva.

Uma forma de se proteger contra as moscas da fruta é descartar, refrigerar ou comer frutos maduros antes de elas terem a chance de chegar até eles. Lave latas de refrigerante com água quente antes de colocá-las na lixeira e limpe a sua lixeira com água e sabão, pelo menos uma vez por semana. Verifique derramamentos na geladeira e limpe-os imediatamente para evitar a atração do inseto. Tudo o que é doce, fermentado ou podre provavelmente irá atrair moscas da fruta.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível