on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Qual é a expectativa de vida de uma joaninha?

Atualizado em 20 julho, 2017

A joaninha é um inseto da família Coccinellidae, composta por aproximadamente 5.000 espécies diferentes ao redor do mundo. Quase todas as espécies de joaninha vivem em climas temperados, onde folhagens como árvores, arbustos e flores crescem em abundância. A expectativa de vida de uma joaninha típica é de um ano; entretanto, algumas espécies podem viver entre dois a três anos, se as condições forem corretas.

As joaninhas providenciam um controle de pragas valioso, pois ingerem os insetos que se alimentam das plantas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Ciclo de vida de uma joaninha

As joaninhas são tipicamente incubadas durante uma semana e eclodem do ovo em forma larval. Elas então se alimentam de pequenos ácaros ou pulgões e continuam a amadurecer durante três a sete semanas. Após esse período, elas passam por uma transformação, de modo muito parecido com o de uma borboleta. No estágio de pupa, a larva se prende a uma folha e passa por uma metamorfose. Quando o processo está completo, surge uma reconhecível joaninha vermelha e preta, pronta para iniciar a vida adulta. As joaninhas adultas costumam ter expectativa de vida de um ano no mundo selvagem.

Loading...

A alimentação das joaninhas

As joaninhas são populares em círculos agrícolas e de jardinagem ao redor do mundo por causa de sua alimentação que controla as pragas. Elas ingerem pulgões, moscas-brancas, cochonilhas e ácaros comedores de plantas. Na verdade, uma única joaninha pode consumir até 5.000 pulgões até o fim de sua vida de três a sete semanas como uma larva.

Características corporais

O nome da família Coccinellidae significa "pequena esfera", o que descreve precisamente o corpo abobadado da joaninha. Dependendo da espécie, joaninhas completamente amadurecidas têm o corpo com comprimento entre 2 mm a 1 cm. Sua cor vermelha distinta e os pontos pretos servem para deixá-las pouco interessantes para os predadores famintos, o que aumenta a expectativa de vida delas no mundo selvagem, quando isso funciona.

Defesas naturais

Joaninhas ameaçadas têm duas defesas naturais. Ou elas se fingem de mortas quando um predador está perto, ou secretam um fluido pouco apetitoso das articulações de suas pernas. O fluido deixa um gosto ruim na boca do predador, caso ele decida comer a joaninha. A cor de destaque da joaninha serve, então, como um lembrete para o predador de que o gosto dela foi bem desagradável na última vez, aumentando as chances do predador desistir de comer outra joaninha no futuro. Essas respostas naturais ajudam a estender a expectativa de vida das indefesas e vulneráveis joaninhas no mundo selvagem.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...