Experiências básicas com reações químicas para crianças

Escrito por jamie malone | Traduzido por cassiane ogliari
Experiências básicas com reações químicas para crianças
As crianças podem fazer experiências químicas em casa com itens simples de se ter em casa (D. Anschutz/Digital Vision/Getty Images)

Ensine alguns fundamentos de química para seus filhos através de algumas experiências práticas que podem ser feitas em casa, utilizando utensílios domésticos simples. É muito mais fácil para os jovens entender química quando eles são capazes de ver as diferentes reações bem na sua frente. Você pode fazer o papel de assistente de laboratório dos seus químicos júnior ou simplesmente deixar que seus filhos passem uma tarde fazendo experiências. Experiências químicas projetadas para crianças são educativas e divertidas.

Balão cheio

A combinação de um ácido (vinagre) com fermento (bicarbonato de sódio) causará uma reação química que vai impressionar as crianças. Quando os dois produtos químicos são combinados, o gás dióxido de carbono é produzido e uma bagunça acontece. Pegue uma garrafa de refrigerante vazia de dois litros e coloque algumas colheres de sopa de bicarbonato de sódio no fundo dela. Encha a garrafa com uma xícara de vinagre e coloque rapidamente um balão na parte superior da garrafa. O balão será inflado com o gás do bicarbonato que é criado a partir da reação química.

Leite coalhado

Uma reação química simples, usando vinagre e leite, vai dividir leite desnatado comum em coalhada e soro de leite. Coloque quatro colheres de chá de vinagre branco em uma tigela que possa ser colocada no micro-ondas. Adicione uma xícara e meia de leite desnatado na tigela e coloque-a no micro-ondas. Ligue o micro-ondas por um minuto. Veja o que aconteceu na tigela. Você vai ver que o leite se separou em duas partes: a parte sólida é a coalhada e a parte líquida é o soro. Passe a mistura na peneira e terá o soro, que pode ser usado para fazer uma bola de borracha.

Diferenças de densidade

Tenha um retorno visual da densidade de diferentes líquidos domésticos criando sua própria proveta com um copo transparente. Encha um copo até a metade com água, misturada com algumas gotas de corante alimentar. Isto fará com que você veja mais facilmente a água do copo. Despeje melado no copo lentamente. O melado irá afundar porque é mais pesado, ou mais denso, do que a água. Então, adicione lentamente algumas colheres de sopa de óleo de cozinha no copo. Ele irá formar uma camada sobre a superfície da água, o que comprova que ele é mais leve, ou menos denso, do que a água. Você pode usar outros líquidos que tiver em casa para testar a sua densidade.

A dança da uva passa

Encha um copo com um refrigerante claro e coloque nele um pequeno punhado de uvas passas. As passas são mais densas do que o refrigerante líquido e por isso tendem a afundar, mas as bolhas de dióxido de carbono no refrigerante, em contato com as envergaduras das passas, fazem com que elas flutuem. O efeito combinado da densidade com o gás do refrigerante faz com que as passas se movam para cima e para baixo no refrigerante, parecendo que estão dançando. As passas vão continuar se movendo por cerca de uma hora, até o refrigerante perder sua carbonatação.