Mais
×

Experiências fáceis sobre irradiação de calor

Atualizado em 26 fevereiro, 2018

De acordo com os cientistas, o calor se move de três formas diferentes: por condução, convecção e radiação. Se um objeto quente toca em um outro frio, por exemplo, o calor é transferido para o objeto frio por condução. O calor se move por convecção quando o ar quente se eleva e o frio desce. Além disso, um objeto quente irradia raios infravermelhos, o que transfere o calor para as áreas ao redor através do espaço vazio.

O calor irradiado propaga-se via luz infravermelha (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Radiômetro

Ilustre o calor irradiante utilizando um radiômetro barato. Esse aparelho possui um conjunto de quatro palhetas equilibradas que se apoiam em uma agulha, ficando praticamente no vácuo. O calor as atinge somente via irradiação. As palhetas são pretas de um lado e brancas do outro; o lado preto absorve mais calor do que o branco e as poucas moléculas de ar que a tocam são repelidas com mais energia. Essas moléculas batem no lado preto, fazendo as palhetas girarem. Observe o radiômetro em uma sala escura por alguns minutos e, em seguida, acenda uma lâmpada próximo ao aparelho, que começará a girar. Exponha-o à luz direta do sol e observe a velocidade em que gira.

Radiação bloqueada

Em um dia ensolarado, posicione dois termômetros em uma superfície externa, plana e firme. Proteja um dos termômetros contra a luz do sol de modo que permaneça na sombra. Observe as temperaturas por 15 minutos. O termômetro no sol receberá mais calor do que o que está na sombra. Qual deles indicará a temperatura mais alta?

Termômetro infravermelho

Compre um termômetro infravermelho, que é um dispositivo eletrônico que mede a temperatura do calor que irradia dos objetos. Direcione o termômetro para objetos comuns, como livros, móveis ou paredes e anote as temperaturas. Aponte-o para um amigo e observe que partes diferentes do corpo da pessoa indicam temperaturas diferentes. O tórax, por exemplo, pode parecer mais frio do que o rosto, pois a face está exposta e o peito coberto. Observe que as roupas mantém seu amigo aquecido, evitando que o calor irradie do corpo.

Cores

Reúna várias xícaras do mesmo tamanho, mas de cores diferentes, algumas mais escuras e outras mais claras, por exemplo. Encha-as com água morna e coloque o termômetro em cada uma delas. Observe a temperatura depois de 10 a 15 minutos e faça uma comparação com base na cor da xícara. Você notará que as cores escuras absorvem o calor mais rapidamente e o irradiam em maior quantidade do que as mais claras. Por isso, o conteúdo do recipiente escuro esfriará mais rápido do que o do mais claro.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article