Mais
×

Experiências sobre a fotossíntese

Atualizado em 17 abril, 2017

Para as crianças, pode ser difícil entender as plantas, pois elas têm poucas características em comum com os humanos. Entretanto, as plantas são essenciais à vida humana e entendê-las é importante para compreender a natureza. As plantas, diferentemente dos humanos, produzem seu próprio alimento usando a luz do sol em um processo chamado fotossíntese. Há muitos experimentos simples que os alunos podem fazer para aprender sobre a fotossíntese.

As plantas precisam de luz para a fotossíntese (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Luz

Plantas produzem seu próprio alimento. Entretanto, elas precisam de uma fonte de luz para sobreviver. Selecione duas plantas da mesma espécie e do mesmo tamanho. Coloque uma em um local escuro, como um armário, e a outra em uma área ensolarada ou bem iluminada. Dê a mesma quantia de água para ambas. Depois de alguns dias, retire as plantas e examine-as. A que ficou no escuro deve parecer murcha. Pergunte aos alunos qual parece mais saudável e por que acham que conseguiram esses resultados.

Ar

Juntamente com a luz, as plantas precisam de ar para a fotossíntese. Essencialmente, elas "respiram" e precisam do ar como os humanos, embora o usem e absorvam de modo diferente. Os humanos inspiram oxigênio e expiram dióxido de carbono, e as plantas usam o dióxido de carbono e liberam o oxigênio na fotossíntese. Na respiração, a troca de gases na planta é semelhante à que ocorre em humanos. As trocas de gases em ambos os casos ocorrem por pequenas aberturas nas folhas chamadas estômatos. Aplique uma camada fina de vaselina em algumas folhas para bloquear os estômatos. Espere um ou dois dias e, depois, examine as folhas cobertas comparando-as com as que não estão cobertas. Elas devem parecer mais murchas do que as outras. Pergunte aos alunos o que acham que aconteceu com as folhas e discuta como as plantas e animais precisam de ar para sobreviver.

Cor

Alunos do ensino fundamental já estão familiarizados com cores e arco-íris. A luz é feita de muitas cores, e usa apenas algumas delas na fotossíntese. Por isso, as plantas são verdes, embora o conceito possa ser difícil para alunos que ainda não chegaram ao ensino médio. Pegue três plantas de tamanhos parecidos da mesma espécie e coloque cada uma sob uma luz de cor diferente: uma vermelha, uma azul e uma amarela. Espere uma semana e compare as plantas. Pergunte aos alunos quais plantas parecem mais saudáveis e quais cores acham que são melhores para as plantas.

Temperatura

As plantas sobrevivem melhor em certas temperaturas, como os animais. A temperatura afeta a taxa da fotossíntese e processo fotossintético funciona melhor em certa faixa de temperaturas. As plantas que estão em temperatura ótima crescem melhor que as outras. Pegue várias plantas do mesmo tamanho e espécie e coloque-as em locais com iluminação parecida mas temperatura diferente, como locais ensolarados ou secos. Você pode fazer uma estufa em miniatura para conseguir uma temperatura elevada se desejar. Deixe as plantas crescerem por uma ou duas semanas e compare. Pergunte aos alunos quais plantas parecem mais saudáveis. Depois, peça que pensem sobre os ambientes diferentes; por exemplo, o ambiente de um camelo comparado ao de um pinguim. Eles acham que as espécies das plantas influenciam a temperatura ótima de crescimento?

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article