Experimento com beterrabas mergulhadas na água por uma noite inteira

Escrito por tanya gulliver Google | Traduzido por giovana moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Experimento com beterrabas mergulhadas na água por uma noite inteira
Use beterrabas num experimento científico para testar diferentes teorias (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

As beterrabas — também conhecidas como beta vulgaris — decorrem de uma espécie de planta selvagem de forma mais delgada, geralmente utilizadas pelas suas folhas. As beterrabas vermelhas de hoje se tornaram mais populares no século XVII. Acredita-se que elas tenham poderes médicos de cura e têm sido usadas como inseticidas e corante. Existem muitas formas de conduzir experimentos científicos usando beterrabas.

Outras pessoas estão lendo

Tingimento

Lave bem duas beterrabas e remova as folhas, raízes e casca. Corte uma delas em pedaços pequenos e coloque num jarro cheio de água. Cozinhe a segunda beterraba por 20 minutos, depois a amasse até virar uma pasta e coloque em outro jarro. Adicione a água na qual ela foi cozida ao jarro. Deixe os dois jarros em descanso por uma noite inteiro. No dia seguinte, coe a água para remover os pedaços de beterraba. Mergulhe um pano branco seco em cada jarro com o suco das beterrabas. Compare para ver qual dos dois está mais escuro. Lave os panos para ver se o suco cozido ou o suco cru tem mais poder de permanência.

Experimento com beterrabas mergulhadas na água por uma noite inteira
Compare as tinturas feitas com beterrabas cruas e cozidas (Eising/Photodisc/Getty Images)

Criobiologia

Neste experimento, você vai testar quais soluções funcionam melhor com beterrabas congeladas sem danificar suas células. As beterrabas funcionam bem nesse projeto porque quando as células delas se danificam, o suco extravasa. Lave e corte duas beterrabas. Crie várias soluções: com água destilada, água misturada com um pouco de açúcar, água com muito açúcar, água misturada com um pouco de sal e água com muito sal. Pegue seis sacos plásticos seláveis e coloque uma fatia de beterraba em cada um. Usando um conta-gotas, coloque 10 gotas de água destilada em um saco, etiquete-o e sele-o. Repita para cada uma das soluções que você criou. Deixe um sem nenhuma solução; este é o seu controle. Congele os sacos por uma noite inteira.

Pela manhã, aqueça cada beterraba. Verifique a firmeza e a cor.

Experimento de salinidade

Teste os efeitos do sal no crescimento na planta. Encha três garrafas de 500 ml com água morna. Em uma, adicione 1/4 de colher de chá de sal; na segunda, 1/2 colher de chá; e na terceira, não coloque sal. Chacoalhe as garrafas para misturar o sal. Etiquete cada garrafa apropriadamente. Etiquete três bacias plásticas da mesma forma que as garrafas. Coloque uma pastilha de turfa em cada bacia e adicione 1/4 de xícara da solução apropriada. Deixe descansar por uma noite inteira. A pastilha vai se expandir e absorver a água. No dia seguinte, prepare a pastilha ao afrouxar a rede e pique alguns furos no topo. Coloque uma semente de beterraba em cada buraco, três por pastilha. Cubra as sementes com a turfa. Coloque todas as tigelas num local ensolarado. Duas vezes por semana, adicione 1/4 xícara de água na tigela com a solução apropriada. Registre quais sementes crescem mais rápido.

Para um experimento mais avançado, complete o mesmo processo usando outros tipos de sementes, tais como feijões e rabanetes.

Experimento com beterrabas mergulhadas na água por uma noite inteira
Determine a influência do sal no crescimento da planta (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Flores

Lave, descasque, cozinhe e amasse três beterrabas. Ponha cada uma e um pouco da água do cozimento num vaso. Escolha três cores diferentes de cravos e ponha um em cada vaso. Branco, rosa e uma cor mais suave são as melhores. Deixe as flores embebidas no suco de beterraba por uma noite inteira. Compare como suas cores mudaram no dia seguinte.

Experimento com beterrabas mergulhadas na água por uma noite inteira
Mude a cor de flores usando suco de beterraba (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível