Experimento sobre o ciclo de vida das plantas para a primeira série

Escrito por erica loop | Traduzido por tiele machado
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Experimento sobre o ciclo de vida das plantas para a primeira série
As crianças podem aprender sobre o processo de crescimento das plantas (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Aprender através da experiência e da descoberta é a chave para o sucesso da educação na primeira série. Pais e professores podem ajudar seus jovens alunos a se tornarem pequenos cientistas criando simples experimentos sobre o ciclo de vida das plantas. Até mesmo alunos mais jovens podem explorar as ciências biológicas básicas fazendo previsões, observações e registrando os dados e resultados.

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Segurança

Ao selecionar itens e materiais apropriados para um experimento com a primeira série, a segurança é prioridade. Ainda que crianças dessa idade, geralmente de seis a sete anos, já tenham passado da fase de colocar coisas na boca, produtos tóxicos ou que possam causar lesões não devem ser utilizados. Não presuma que, apenas porque a criança tem seis anos de idade, ela não terá curiosidade e utilizar indevidamente, ou ingerir, um material científico. Antes de começar esse ou qualquer outro experimento, os professores devem fornecer instruções de segurança aos alunos. Por exemplo, se você estiver cultivando um malmequer como parte do experimento sobre o ciclo de vida das plantas, fale sobre como utilizar corretamente as ferramentas de jardinagem e sobre o manuseio do solo antes de começar o trabalho.

Materiais

Os materiais necessários para o experimento dependem do ciclo de vida específico da planta escolhida. A maioria das escolas seguem procedimentos particulares de pedido e aquisição. Crie seu plano de aula previamente e peça para a escola itens de plantio que você possa precisar, como solo, luvas de jardineiro pequenas, ferramentas de jardinagem de plástico (seguras), sementes, mudas e regadores. Se a sua escola não os fornecer, tente enviar um bilhete aos pais pedindo doações. Alguns outros materiais que você pode precisar incluem lupas para examinar as sementes e partes da planta, lápis e papel para escrever e fazer observações, um livro ou revista de ciência, copos plásticos para plantar as sementes, subsídios visuais como posteres e cartolinas e marcadores ou giz de cera para criar registros visuais do projeto.

Atividades

Há diferentes maneiras de conduzir experimentos sobre o ciclo de vida das plantas com alunos da primeira série. Ainda que essas atividades devam ser simples o suficientes para que crianças de seis ou sete anos entendam, não hesite em utilizar termos científicos apropriados. Fale sobre as partes das plantas (i.e., raiz, flor, folha, tronco), diferentes partes do ciclo de vida, começando com a semente e o que uma planta precisa para crescer, como água e luz do sol. Comece a trabalhar nesse ponto. Atividades com o crescimento das plantas permitem que as crianças observem como uma semente cresce com o tempo, fazendo observações durante o período. Uma outra opção seria comparar e contrastar dois experimentos sobre o ciclo de vida, permitindo que as crianças vejam como fatores como a luz do sol afetam o crescimento. Faça dois recipientes pequenos com sementes ou mudas. Coloque um no sol e outro no escuro para analisar as diferenças.

Registros

Não importa o tipo de experimento escolhido, pedir para as crianças registrarem suas descobertas é uma parte vital da lição. Esses registros permitem que os jovens alunos reflitam sobre o que eles viram e fizeram. Mais ainda, serve como uma lembrança visual para continuar aprendendo com o tempo. Você pode fazer um diário, onde os alunos podem escrever algumas palavras e/ou desenhar o progresso da planta com o tempo, um desenho com o ciclo de vida ou até mesmo fotos (que as crianças tiraram) do experimento do início ao fim.

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