Experimentos com aipo e corante alimentar no sol para a sexta série

Escrito por eliza martinez Google | Traduzido por débora sousa
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Experimentos com aipo e corante alimentar no sol para a sexta série
Use vários talos de aipo para cada grupo de alunos (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)

Colocar um aipo em um copo com água misturada com corante alimentar é um experimento que muitos alunos de todas as idades conduzem na sala de aula. Esse experimento ensina os alunos da sexta série sobre o crescimento e a estrutura da planta. Os materiais usados são fáceis de serem encontrados e baratos, tornando a experiência uma ferramenta de aprendizagem ideal escolar e caseira.

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Propósito

Quando o aipo é colocado em um copo de água colorido, o talo lentamente absorve a cor. O propósito desse experimento para os alunos da sexta série é reforçar o conceito da fotossíntese, uma matéria dada nos anos anteriores e desenvolvida nas séries seguintes. O experimento também é uma boa maneira de ensinar as crianças do primeiro grau sobre o processo em que as plantas absorvem e usam nutrientes e água para crescerem.

Como conduzir

Preparar o experimento leva uma quantidade mínima de tempo, mas a observação ocorre por vários dias. Retire a extremidade do talo do aipo para que ele tenha cerca de 10 cm de comprimento. Use a parte superior do vegetal com as folhas. Coloque o talo em um copo com água tingida com corante alimentar vermelho ou roxo e deixe-o em algum lugar ensolarado. Embora o sol não seja necessário para o funcionamento da experiência, o calor produzido por ele acelera seus resultados. Isso acontece porque a planta absorve a água mais rapidamente quando ela está quente, o que é benéfico se o tempo para a experiência estiver apertado. Observe-o por alguns dias e veja o que acontece com o corante alimentar. Uma alternativa é colocar quatro talos de aipo em quatro copos separados e levá-los para fora por duas, quatro, seis e oito horas para comparar o movimento do corante. Esse método não exige luz solar. Os alunos da sexta série podem registrar suas observações em um caderno de ciências para discutirem entre grupos após o término do experimento.

Lição

Existem vários benefícios educacionais em realizar um simples experimento com aipo e sol com os alunos da sexta série. Eles poderão ver como a planta utiliza seus capilares para transportar nutrientes e água ao longo de toda sua estrutura, suportando folhas, caules e frutos saudáveis. Esse processo é chamado de translocação, uma importante parte do aprendizado sobre a fotossíntese e os ciclos de vida da planta.

Considerações finais

Embora o corante alimentar provavelmente viajará pelo comprimento do aipo sem a luz solar, um dia nublado pode alterar os resultados do experimento. Se o sol for escasso, utilize uma luz artificial como alternativa. A maioria das instruções para esse experimento recomendam corante vermelho ou roxo por serem escuros o suficiente para serem vistos enquanto se movem através do aipo. Os amarelos ou verdes podem não funcionar tão bem, pois a cor se misturará com a cor do aipo. Coloque os copos em jornais ou papeis toalha para evitar manchas na mesa se um deles for derramado.

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