×
Loading ...

Experimentos de biologia na fermentação de leveduras

Atualizado em 20 julho, 2017

Levedura é um micro-organismo fungico que o homem utiliza desde antes do surgimento da escrita. Até os dias de hoje, remanesce como um compomente comum da cerveja moderna e na fabricação de pão. Por ser um organismo simples, capaz de se reproduzir rapido e metabolizar ainda mais rapidamente, a levedura é um candidato ideal para experimentos simples de biologia que envolvem o estudo da fermentação.

Padeiros usam a fermentação de leveduras para o crescimento do pão (Johannes Simon/Getty Images Entertainment/Getty Images)

O que é fermentação?

A fermentação é o processo biológico no qual a levedura consome açúcar e libera álcool e dióxido de carbono. Para a maioria, a fermentação necessita de um ambiente aquático para ocorrer. Diferentes tipos de levedura respondem de diversas formas em diferentes ambientes, sendo algumas melhores para preparação de cerveja e outras para cozinhar. Os padeiros usam a fermentação para adicionar bolhas de CO2 na massa de pão. Durante a preparação do pão, essas bolhas tornam o pão leve e fofinho, enquanto o álcool evapora. Cervejeiros tomam cuidado para preservar o álcool da fermentação e usam o CO2 para formar a espuma em suas bebidas.

Loading...

Ensaios indiretos

O primeiro experimento que deve vir em mente quando examinamos leveduras é determinar se são ou não um organismo vivo. Mesmo sendo mais fácil confiar na presciência sobre a natureza da levedura, mais será aprendido através da aplicação de métodos científicos. Se as leveduras estão vivas, elas devem se alimentar, respirar e reproduzir. Testes indiretos buscam por pistas que esses processos estão acontecendo. Para esses experimentos, meça a quantidade de CO2 liberado pelas leveduras que estão digerindo açúcar misturado em água dentro de um tubo de ensaio amarrado em um balão. Use a solução de Benedict para testar a presença de açúcar no produto final.

Experimento de salinidade

A fermentação é um processo delicado que precisa de condições ideias para ocorrer. Experimentos que estudam como essas respondem a salinidade são de interesse particular para a ciência e industria. Seu projeto pode usar um tipo só de levedura e uma grande quantidade de sal em solução para ver se existe um grau de salinidade ideal. Se preferir, use varias leveduras para ver como elas respondem no mesmo nível de sal. No último experimento, use leveduras de diversos fabricantes, pois muitas leveduras de pão não se dão bem em condições salinas.

Experimentos com açúcar

Embora esteja claro que leveduras precisam de açúcar para a fermentação, existem diversos tipos de açúcares que elas podem usar como combustível. Você pode realizar inúmeros experimentos para determinar quais promovem os níveis mais altos de crescimento da levedura. Em um, pode-se adicionar levedura em varias bebidas, como suco de frutas e bebidas desportivas não gasosas, para ver em qual ambiente produz mais CO2. Em outro você pode usar diversos adoçantes, como açúcar granulado, xaropes e néctares, usados em soluções fracas. Você pode medir a produção de CO2 com balões colocados nos tubos de ensaio das reações, ou simplesmente observe as bolhas produzidas e faça uma comparação.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...