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Experimentos de ciências sobre visão e lupas

Atualizado em 17 abril, 2017

As lupas são uma ferramenta importante para cientistas, visto que pesquisadores muitas vezes precisam examinar coisas que são muito pequenas para o olho humano. Portanto, é imprescindível que os alunos aprendam a usá-las para conhecer objetos e organismos minúsculos, e os experimentos de ciências são a melhor maneira de fazer isso. Conduzidos na sala de aula ou em casa, tais experimentos permitem que as crianças dominem a ferramenta, que provavelmente alterará as suas perspectivas sobre o mundo.

O olho humano não pode ver todos os detalhes pequenos de organismos e objetos (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Análise da vida vegetal

Leve um vaso de plantas ou uma flor à escola, como margaridas ou orquídeas, e peça aos alunos que lhe digam o que podem examinar sobre os componentes da planta. Os alunos sem uma experiência de observação de plantas podem lhe dizer que as folhas são lisas e que as pétalas da margarida estão anexadas em um círculo amarelo sólido. Anote a observação a olho nu de cada aluno. Entregue a lupa a um aluno por vez e peça que confirmem ou refutem a observação inicial

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Análise de insetos

É fácil descobrir a forma de um inseto pequeno a olho nu, mas é preciso ajuda para examinar características individuais, como as pernas, os olhos e o abdômen. Compre insetos de plástico realistas, vendidos na Internet ou em lojas de brinquedos. Divida a sala em grupos de cinco alunos e dê a cada equipe um tipo de inseto e uma lupa. Os membros do grupo devem se revezar para examinar uma parte específica da anatomia do inseto e escrever suas observações de uma maneira determinada por você, perguntando sobre a forma da cabeça, por exemplo, ou o número de juntas em cada perna.

Tamanho ampliado

Cole um retângulo de papel fino exibindo subdivisões de centímetros ao longo do diâmetro da lupa. Coloque um objeto na mesa da sala. Peça aos alunos que meçam o comprimento do objeto usando a régua, anotando a medida. Depois, segure uma régua verticalmente com a mão direita perto do objeto, com o ''zero'' na parte inferior. Um aluno deve posicionar a lupa em uma altura específica, como 3 cm sobre o objeto, e verificar o tamanho que o objeto aumentou com a lupa em uma altura específica. Repita o experimento, posicionando a lente em alturas diferentes sobre o objeto, a fim de determinar a conexão entre altura e tamanho ampliado.

Impressões digitais

Peça a todos os alunos que pressionem o polegar em uma almofada para carimbo para fazer uma marca em um pedaço de papel, a fim de reproduzir a impressão digital. Escreva o nome de cada aluno abaixo de suas respectivas impressões. Em seguida, peça que deixem suas impressões em pedaços de papel separados, sem escrever seus nomes abaixo. Dê o papel da impressão digital de um aluno anônimo, o papel com todas as impressões digitais nomeadas e uma lupa a um aluno por vez. Peça a eles que examinem cuidadosamente as impressões digitais para determinar quem é o ''anônimo''. Entregue a impressão de outro aluno anônimo à próxima criança, juntamente com o papel padrão e a lupa. Repita a tarefa até que os alunos tenham tido sua chance de ter êxito como um inspetor forense.

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Referências

Recursos

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