×
Loading ...

Experimentos científicos divertidos com comida

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os experimentos científicos convidam as crianças a criar hipóteses do que elas pensam que vai acontecer em certo momento, então fazem os experimentos para ver se estavam certas. Os experimentos com comida exploram a química e física envolvida na cozinha e deixam as crianças verem como preparar o alimento que comem, de acordo com o site Kids-cooking-activities.com.

Experimentos científicos sobre comida ensinam as crianças sobre as reações químicas da comida (girl with apple image by Renata Osinska from Fotolia.com)

Maçãs caramelizadas

Preservar uma fruta cortada é um problema que as crianças podem ajudar a resolver com um experimento científico de comida. Corte uma maçã em quatro partes. Coloque uma no refrigerador e a outra no balcão. Borrife as outras duas com suco de limão fresco e coloque uma das fatias no refrigerador e a outra no balcão. Observe cada uma das quatro partes a cada cinco minutos para ver qual apodreceu mais rápido. Quando as maçãs são cortadas, uma enzima é liberada que combina com o ar para produzir a cor marrom. O ar frio desacelera o trabalho da enzima, e um banho ácido (do suco de limão) desacelera ainda mais.

Loading...

Comida com amido

Os estudantes podem determinar qual alimento contém amido usando o iodo. Em um papel de cera, coloque pequenas quantias de comida, como um pedaço de aipo, um pedaço de maçã, chocolate, pão, queijo e batatinhas. Para testar o amido, os estudantes devem colocar uma única gota de iodo em cada alimento. Já que o iodo e o amido reagem quando em contato, apenas observar se a comida fica roxa é o suficiente para determinar se o amido está presente. Use esse experimento em conjunto com um estudo de nutrição, e deixe que os estudantes experimentem em várias amostras de alimentos para determinar quais contém amido.

Sorvete caseiro

Os estudantes podem aprender sobre o processo químico por trás do sorvete. Usando uma lata pequena e outra grande de café, os estudantes podem preparar suas sorveteiras. A lata pequena deve conter 1 xícara de leite, 1 de açúcar e 1 colher de sopa de baunilha. Então eles colocam a lata pequena dentro da grande, e enchem o espaço em volta com sal e gelo. Eles podem rolar a lata para frente e trás para começar o processo de congelamento, em cerca de 15 minutos.

O sal diminui o ponto de congelamento do gelo, permitindo que a mistura na lata pequena congele mais rapidamente e formando o sorvete. Quando a temperatura da mistura do sorvete estiver equivalente à temperatura de fora, ele está pronto.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...