×
Loading ...

Como fazer experimentos científicos legais usando álcool isopropílico e bicarbonato de sódio

Atualizado em 23 março, 2017

As crianças são curiosas por natureza e, por isso, é ótimo estimular esse fascínio precoce pela ciência através de experimentos criativos. O álcool e o bicarbonato de sódio são duas substâncias que podem servir de base para fazer vários projetos que deixarão as crianças pensando. O álcool, que é etanol concentrado ou álcool isopropílico, e o bicarbonato de sódio são duas substâncias comumente encontradas em residências, o que torna esses experimentos fáceis de executar.

Instruções

As crianças aprendem muito observando como as substâncias reagem no mundo real (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

    Cobra de bicarbonato de sódio

  1. Coloque um pequeno monte de areia sobre uma superfície à prova de calor.

    Loading...
  2. Pressione os dedos no topo do monte para fazer uma abertura suficientemente grande para caber metade de uma bola de golfe.

  3. Despeje 5 colheres de chá de álcool isopropílico no buraco.

  4. Misture com cuidado uma colher de chá de bicarbonato de sódio e quatro colheres de chá de açúcar em uma vasilha separada. Despeje a mistura dentro da abertura sobre o álcool e mexa lentamente a mistura sem colapsar o monte de areia.

  5. Acenda um fósforo e chegue perto da mistura no topo do monte. Você verá uma "cobra" se formando a partir da areia.

    Marshmallow

  1. Misture álcool isopropílico e bicarbonato de sódio em uma vasilha pequena. Adicione um marshmallow no recipiente e faça com que os alunos registrem nos seus cadernos de laboratório o que está acontecendo ao marshmallow após alguns minutos.

  2. Repita o Passo 1, mas dessa vez mergulhe um marshmallow em álcool e outro no bicarbonato de sódio. Peça aos alunos para escreverem no caderno de laboratório o que acontece ao doce após alguns minutos.

  3. Misture álcool isopropílico e bicarbonato de sódio com outras substâncias, como vinagre, e continue repetindo o experimento. Peça depois aos alunos para registrarem suas conclusões e discuta com eles o motivo pelo qual os marshmallows reagiram de forma diferente quando misturados com diversas substâncias.

    Agentes de limpeza

  1. Adicione uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em uma vasilha, outra com a mesma substância em uma vasilha diferente e mais uma colher de sopa de outras substâncias, como óleo vegetal, suco de limão ou detergente de louça em outros recipientes. Coloque apenas uma substância em cada vasilha.

  2. Mergulhe uma moeda suja em cada vasilha por 24 horas.

  3. Lave cada moeda com água.

  4. Faça com que os alunos registrem no caderno de laboratório quais as substâncias que limparam melhor a moeda e discuta com eles o resultado do experimento.

Loading...

O que você precisa

  • Cadernos de laboratório
  • Marshmallows
  • Vasilhas
  • Vinagre
  • Superfície à prova de calor
  • Areia
  • Fósforos
  • Óleo vegetal
  • Suco de limão
  • Detergente de louça

Referências

Loading ...
Loading ...