×
Loading ...

Experimentos científicos simples para projetos escolares

Atualizado em 03 agosto, 2018

Muitas escolas pedem que os alunos do ensino primário completem um projeto de ciências a cada ano. Esses projetos científicos são expostos na feira de ciências da escola. Geralmente os trabalhos bem feitos são premiados com fitas. Crianças mais novas podem não ser capazes de conduzir experimentos científicos complicados, mas existem muitos projetos científicos simples disponíveis que vão ensinar importantes lições sobre ciências para crianças.

Mumifique uma fatia de maçã como experimento (apple slice image by bluefern from Fotolia.com)

Experimentando com lava

Encha um copo de água com 1/3 da capacidade com água da torneira. Adicione de três a cinco gotas de corante alimentício e misture. Note como o corante alimentício se mistura facilmente com a água da torneira, mudando a cor. Agora coloque 1/3 de xícara de óleo vegetal. Misture. O óleo age diferente do corante alimentício. Ele não se mistura com a água. Isso é por que a água é mais densa que o óleo. Quanto menos denso o óleo, mais boia na superfície. Tente borrifar sal em cima do óleo. Veja com espanto como o sal descansa no óleo, fazendo-o mais denso e então fazendo o óleo afundar até o fundo. Então note como o sal começa a dissolver na água, soltando o óleo, para que ele volte a boiar no topo.

Loading...

Limpando moedas de centavo

Junte seis moedas de centavo antigas que não parecem mais brilhantes e novas. Etiquete e encha seis copos com ingredientes diferentes. Cada copo deve conter 5 cm de um dos seguintes líquidos: água, suco de limão, refrigerante cola, óleo vegetal, vinagre e detergente. Coloque uma moeda em cada copo por um total de cinco minutos. Remova os centavos e limpe-os gentilmente com papel-toalha. Tome notas sobre qual moeda ficou mais limpa, que moedas foram semilavadas e quais moedas ainda estão sujas. Faça um gráfico dos seus resultados para compartilhar com a sala.

Crescendo cristais

Coloque três esponjas de lado único em uma panela de bolo. Misture 1/4 de xícara de sal, 2 colheres de sopa de amônia, 1/4 de xícara de água e 1/4 de xícara de sabão em pó. Coloque a mistura sobre as esponjas na panela de bolo. Haverá uma espessa camada no fundo da bacia. Colha-a e despeje-a sobre a esponja. Escolha três cores diferentes de corante alimentício e goteje sobre as esponjas. Você pode usar uma cor para cada esponja. Reserve a panela de bolo e faça observações a cada dia, por duas semanas. Use essas observações para criar um relatório do seu projeto.

Mumificando frutas

Corte uma maçã fresca em fatias. Coloque uma fatia em um copo de plástico limpo marcado com um A e outra fatia em um copo de plástico limpo, com um B marcado. Coma o resto das fatias de maça para que elas não sejam desperdiçadas. Crie uma mistura de 1/4 de bicarbonato de sódio e 1/4 de xícara de sal. Coloque essa mistura sobre a maçã no copo B, para que ela seja completamente coberta pela mistura. Se não for coberta, adicione mais bicarbonato de sódio e sal. Reserve os dois copos por sete dias. Examine a fatia de maçã no copo A. Ela estará podre e você vai notar mofo crescendo nela. Note como o bicarbonato de sódio e o sal evitam que a fatia de maçã fique seca. A fatia de maçã não vai estar podre nem com mofo crescendo. Apresente suas descobertas para a classe.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...