×
Loading ...

Experimentos científicos sobre a audição para crianças

Atualizado em 17 abril, 2017

Os projetos de ciências envolvendo a audição podem ser uma forma participativa para as crianças aprenderem como percebemos os sons. Atividades feitas à mão com a participação direta dos estudantes transformarão o processo de ensino em algo interativo e divertido. Há várias formas de experimentar as formas como o ouvido recebe as vibrações do som. Uma combinação de experimentos dará ao aluno uma compreensão holística disso.

Faça testes com as vibrações sonoras para compreender o funcionamento interno do ouvido (Photos.com/AbleStock.com/Getty Images)

Visualizadores de som

O ouvido humano recebe ondas sonoras invisíveis. A melhor forma para os estudantes compreenderem esse processo e demostrarem a compreensão em uma feira de ciências é tornar essas ondas visíveis para o espectador. Crie um visualizador de som com um balão e uma lata. Corte as extremidades dela, removendo as pontas afiadas e os dentes que possam causar danos. Apare a abertura do balão. Coloque-o ao redor de uma abertura da lata, puxando-o firmemente para prender. Cole um espelho no centro da superfície do balão. Direcione a luz de uma lanterna no espelho, causando um reflexo em uma parede ou superfície plana. Peça para um voluntário dizer algo dentro da lata. As vibrações sonoras da voz farão com que o espelho vibre na superfície do balão. O reflexo na parede mostrará os movimentos do som.

Loading...

Distorção do som

Selecione uma fonte de som e vários objetos diferentes para distorcê-lo. Coloque-os a distâncias variadas uns dos outros na frente da fonte. Sente-se do lado oposto, a uma certa distância. Registre como os objetos distorcem os sons da fonte. Tente uma variedade de itens e distâncias para compreender melhor a forma como as ondas sonoras viajam até a orelha para criar um som.

Níveis de decibéis

Teste os níveis de decibéis do som criado por um martelo batendo em diferentes materiais. Organize uma variedade de objetos, como tábuas ou coisas de metal, para testar. Bata em cada um com um martelo, usando um decibelímetro para registrar os níveis sonoros. Use óculos de proteção quando fizer esse experimento e certifique-se de manter a plateia a uma distância segura. Explique que o ouvido percebe o sons em níveis de decibéis diferentes.

Sentindo o som

Faça um capacete de vibração com papel alumínio para permitir que a plateia sinta as vibrações do som. Coloque dois pedaços grandes de papel alumínio na cabeça de um voluntário. Cubra todo o rosto, deixando um espaço entre a boca e o papel para que a pessoa possa respirar. Peça para ela fazer um barulho, como "ooohh". Quando o fizer, o capacete vibrará. Explique que o que ela sente são vibrações sonoras no ar em movimento, responsáveis pelo reconhecimento dos sons pelo ouvido.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...