Experimentos científicos sobre poluição para o terceiro e quarto anos do Ensino Fundamental

Escrito por shaunta alburger | Traduzido por sabrina queiroz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Experimentos científicos sobre poluição para o terceiro e quarto anos do Ensino Fundamental
Os alunos aprendem como eles podem fazer a diferença quando estudam sobre poluição (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Tanto os alunos do terceiro e quarto ano são capazes de aprenderem como as suas ações afetam o mundo ao seu redor. Colocando um estudo sobre a poluição do ar ou da água e incorporando atividades transmitem aos alunos a oportunidade de aprenderem como os seres humanos afetam o meio ambiente com a poluição e como eles podem fazer a diferença.

Outras pessoas estão lendo

Adubo

Até mesmo o lixo que tem sido jogado fora contribui para problemas de poluição, especialmente poluição da água. Como a chuva cai através das camadas de lixo em um aterro sanitário, ela absorve toxinas, em seguida, passa para as águas subterrâneas que poluem fontes de água potável. Mostre a seus alunos como a compostagem é uma solução melhor, fazendo um modelo de pilha e aterro de adubo transparente em miniatura em duas garrafas pet. Uma maçã, que está metade enterrada em cada um parece muito diferente depois de um mês, dando aos alunos uma compreensão visual de por que adubar é importante para reduzir a poluição nos cursos de água.

O efeito estufa

Os gases de efeito estufa são essenciais para a vida na Terra. O calor viaja do Sol para a Terra, e enquanto alguns são liberados de volta para o espaço, o resto é preso pela atmosfera da Terra para manter o planeta aquecido, o suficiente para a sobrevivência. Peça aos alunos que participem de uma atividade descrevendo não só o efeito estufa, como também a poluição que afeta a atmosfera, os dividindo em grupos. Uns alunos representarão o calor e outros os gases de efeito estufa na atmosfera da Terra. Atribua o dobro de estudantes para representar o calor, os gases, e os misturem, com o calor que tenta passar pelos gases. Agora aumente os gases colocando mais alunos nesse grupo para que eles possam ver por que o equilíbrio é importante, e o calor fica cada vez mais preso.

Água Potável

TTodos os setores da sociedade, incluindo a indústria, agricultura e o doméstico, contribuem para a poluição da água potável. Peça aos alunos debaterem como cada setor contribui para o problema, e como cada um pode trabalhar para resolver o problema. Tenha alunos trabalhando em grupos para projetar e fazer cartazes que compartilham as informações que aprenderam sobre como esses setores poluem a água potável. Esse projeto ajuda os estudantes a entenderem como todos os setores se interligam, e o que eles podem fazer para resolver o problema da poluição da água. Por exemplo, se os alunos concordarem que os pesticidas são uma contribuição da agricultura para a poluição da água potável, eles podem ver que a compra de produtos livres de pesticidas é uma solução doméstica para o problema agrícola.

Mudanças climáticas

De acordo com a World Wildlife, o clima do planeta se aqueceu de meio a um grau Celsius nos últimos cem anos. Tempo refere-se às condições futuras em torno de seus estudantes, enquanto que o clima envolve todo o tempo do passado, bem como as previsões para o futuro. Os alunos podem acessar o Índice de Clima de senso comum da NASA para estudar o clima da sua cidade, ou da cidade vizinha, e determinar se o tempo mudou de acordo com as médias globais. Os alunos podem usar esses dados para entender como a poluição do ar afeta o clima.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível