Experimentos científicos de terremotos

Escrito por kerri ganci | Traduzido por leticia vitória
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Experimentos científicos de terremotos
Os terremotos ocorrem quando grandes blocos da superfície terrestre deslizam uma sobre a outra repentinamente (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Experimentos científicos visam responder uma questão específica ou testar uma teoria, de acordo com Lynne Bleeker, uma professora de ciências que escreve para a "Neuroscience for Kids" (Neurociência para crianças). Os melhores experimentos são aqueles que são mantidos simples em sua natureza. É muito importante também que os experimentos realmente testem em busca de um efeito, gerando resultados que possam ser analisados e compartilhados. De acordo com a Sociedade Geológica dos Estados Unidos, os terremotos ocorrem quando duas partes da superfície terrestre deslizam uma sobre a outra ao longo de um limite específico. Os alunos podem estudar a ciência por trás dos terremotos através de experimentos científicos.

Outras pessoas estão lendo

Construa um prédio à prova de terremotos e teste-o

Um experimento que é diretamente relacionado ao efeito que um terremoto pode causar em uma estrutura é construir um prédio à prova de terremoto e testá-lo para determinar se ele pode resistir a um terremoto. Os alunos podem aprender que tipo de material são mais duráveis e mais desejáveis de uso e porquê. O professor de ciências Ted Latham descreve duas partes desse experimento no website discoveryeducation.com: a construção real do modelo e a simulação de terremoto para testá-lo. Os alunos precisam criar um gerador de terremoto de mesa, assim como a própria estrutura (para se guiar, veja o site discoveryeducation.com).

Demonstre como um tsunami é criado

O site weirdsciencekids.com descreve como um tanque de ondas pode ajudar a ilustrar como um tsunami acontece, e também como os movimentos da terra podem causar a formação de grandes ondas. Ao encher um tanque raso com água e incluir uma aba grande no fundo que possa ser manipulada para cima e para baixo ou para frente e para trás, os alunos podem ver como os movimentos da terra no fundo do oceano geram os maremotos (para instruções, veja o site weirdsciencekids.com)

Construa e teste seu próprio sismógrafo

Os regentes da Universidade da Califórnia descrevem um projeto de ciências onde os estudantes criam seu próprio sismógrafo e testam-no para ver como funciona. Isso ajuda os alunos a pensar com criatividade sobre como eles podem testar uma onda de choque. O experimento exige que eles desenhem suas ideias e então, que o construam e o testem. Um modelo sugerido é fornecido aos alunos para testar no website cse.ssl.berkeley.edu.

Teste a força das rochas

Um notável projeto de feira de ciências de 2009 examinou uma variedade de rochas diferentes na área da baía de São Francisco para determinar quais eram as mais fortes e que poderiam resistir melhor a um terremoto. Os alunos que desejarem replicar esse experimento devem obter tipos diferentes de rochas e usar tubos de aço para empurrar as rochas e testar sua durabilidade. Os resultados podem ajudar os alunos a entender melhor o tipo de material que é mais resistente à terremotos (para assistência, veja o material em usc.edu/CSSF/History/2009/Projects/J0712.pdf).

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível