Experimentos com ovo cru e vinagre

Escrito por casandra maier | Traduzido por philipe oliveira
Experimentos com ovo cru e vinagre

No experimento do ovo nu o vinagre dissolve completamente a casca do ovo

Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

Experiências científicas com ovos crus e vinagre podem ser uma forma divertida e interessante para crianças e alunos aprenderem sobre reações químicas e osmose. O vinagre é utilizado para criar uma reação química com os ovos crus, também conhecida como experimento do ovo nu. Depois de completar a experiência do ovo nu, os estudantes podem aprender sobre a osmose, o processo em que a água passa para dentro e para fora de uma membrana semi-permeável. Estas experiências usam utensílios domésticos simples, tornando-se um projeto de ciências acessível.

Outras pessoas estão lendo

Ovo nu

Para realizar a experiência de ovo nu, você vai precisar de um ovo cru, um copo alto e de vidro claro, e uma garrafa de vinagre. Cuidadosamente, coloque o ovo no copo e o encha de vinagre até que o ovo esteja coberto. Dentro dos primeiros minutos, bolhas se formarão na superfície do ovo e subirão ao topo do copo. Deixe o ovo no vinagre e coloque-o na geladeira por 24 horas. Após 24 horas, cuidadosamente descarte o vinagre velho, coloque vinagre fresco e volte o copo para a geladeira, onde você vai deixá-lo por uma semana. Após uma semana, remova e lave o ovo. Você vai notar que a casca do ovo se dissolveu completamente, deixando um macio, translúcido e borrachudo ovo cru. Você também vai notar que parte do vinagre atravessou a membrana do ovo, fazendo com que ele aumentasse de tamanho.

Reação básica

A experiência do ovo nu demonstra uma reação química entre o carbonato de cálcio, presente na casca do ovo, e o ácido acético do vinagre. A casca de um ovo cru é composta, principalmente, por carbonato de cálcio, além de carbonato de magnésio, fosfato de cálcio e matéria orgânica. O ácido acético do vinagre literalmente dissolve a casca do ovo. Conforme esta reação química acontece, o dióxido de carbono é libertado na forma de bolhas que aparecem na recipiente. O dióxido de carbono é liberado continuamente até que todo o carbono do ovo desapareça.

Carbono

Se você tocar no ovo após as primeiras 24 horas no vinagre, você vai notar que ele está macio porque todo o carbono foi liberado. Para adicionar mais uma curiosidade ao seu experimento, remova o ovo cru do vinagre e deixe-o sobre a mesa por um dia. Você vai perceber que o ovo, que era macio no vinagre, ficará duro novamente. O ovo recupera a sua estrutura sólida, uma vez que obtém o carbono perdido a partir do dióxido de carbono do ar.

Osmose

Uma vez que o vinagre tenha dissolvido toda a casca do ovo, é hora de experimentar e observar o processo de osmose. Coloque o ovo sem casca em um copo de água com algumas gotas de corante comestível. Você irá notar a água colorida passar para dentro do ovo através da membrana semi-permeável, por meio da osmose. O ovo vai expandir e, eventualmente, explodir se você deixá-lo na água por muito tempo. Você também pode observar a reação oposta, se você colocar o ovo nu em um copo de xarope de milho. Pelo xarope de milho conter menos água do que o ovo, você observará o ovo liberando água, fazendo-o diminuir de tamanho.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media