Experimentos com detergente

Escrito por carrie perles Google | Traduzido por karenini k. viana
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Experimentos com detergente
Que detergente funciona melhor? Descubra fazendo uma experiência (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Quando a água sozinha não funciona em uma mancha, um detergente muitas vezes pode fazer o trabalho. As pessoas usam detergentes para lavar pratos e roupas, mas raramente paramos para pensar por que eles funcionam tão bem. Se você está se preparando para uma feira de ciências ou apenas interessado nas propriedades do detergente, você pode elaborar um experimento para saber mais sobre como detergentes funcionam.

Outras pessoas estão lendo

Óleo, água e detergente

Você provavelmente já ouviu falar que água e óleo não se misturam. Neste experimento científico, você vai mostrar que isso é verdade apenas em determinadas circunstâncias. Coloque um pouco de água, colorida com algumas gotas de corante alimentício, em um frasco e adicione um pouco de óleo de cozinha. Agite o frasco, e você vai ver que os dois não se misturam. Isso ocorre porque as moléculas de água são fortemente atraídas para outras moléculas de água, e moléculas de óleo são fortemente atraídas para outras moléculas de óleo, mas elas não são fortemente atraídas umas pelas outras. Agora adicione algumas gotas de detergente líquido. O detergente atrai a água e as moléculas de óleo, de modo que as três substâncias se misturam para formar uma emulsão, que é um tipo de mistura.

Tensão superficial da água

Depois de entender que as moléculas de água são fortemente atraídas entre elas, você pode executar um segundo experimento para ver o impacto do detergente nessa atração. Basta preencher uma jarra ou vidro com água filtrada, e polvilhar um pouco de talco em pó sobre a superfície da água. Veja que o pó permanece na superfície da água, devido à tensão da superfície, ou atração de moléculas na superfície da água. Agora adicione uma gota de detergente na água e observe o que acontece. As moléculas de água se atraem para o detergente, que quebra a tensão superficial. É possível tentar a mesma experiência com uma agulha que flutua na superfície da água e, em seguida, adicionar uma gota de detergente.

Água mole, água dura e detergentes

Você pode ter ouvido falar de água mole e água dura, mas esta experiência possibilita observá-las você mesmo. A água destilada nesta experiência é a água mole, porque não tem minerais adicionados. Adicionar sais de Epsom à água destilada transforma essa água em água dura, já que você adicionou minerais. Para fazer esta experiência, despeje 1 xícara de água destilada para cada uma das duas garrafas vazias, e dissolva uma colher de sopa de sais de Epsom em uma das garrafas. Adicione 3 gotas de detergente líquido para cada frasco, e agite as duas garrafas pela mesma quantidade de tempo. Observe qual garrafa tem mais espuma e considere o que isso pode mostrar as diferenças entre a água dura e a mole.

Qual detergente funciona melhor?

É claro que a melhor maneira de experimentar quais detergentes são melhores para remoção de manchas é testando os vários tipos disponíveis. Para fazer esta experiência, você vai precisar cortar um pedaço de pano branco em vários pedaços e fazer uma mancha idêntica em cada peça. Use um detergente diferente para cada mancha, deixando uma sem detergente. Lave à mão cada peça de tecido pela mesma quantidade de tempo, utilizando o mesmo processo para cada um. Quando terminar, compare a mancha restante em cada pano para ver qual detergente melhor removeu a mancha.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível