Experimentos divertidos com feixe de laser vermelho

Escrito por katrina arthurs | Traduzido por fernanda campello
Experimentos divertidos com feixe de laser vermelho
As ponteiras laser não servem apenas para divertir o seu gato (NA/Photos.com/Getty Images)

A ponteira de laser é um feixe unificado de uma única cor de luz – onde feixes individuais se juntam como um só – concentrando-se em um pequeno ponto. O termo "laser" é na verdade um acrônimo que significa "amplificação da luz por emissão estimulada de radiação" na sigla em inglês. As ponteiras laser estão disponíveis em diversas cores como vermelho, laranja, verde e violeta. A vermelha é a mais comum e barata de todas porque o comprimento da sua onda é mais fraco do que o das outras cores. Elas são muito usadas em salas de aula, salas de reuniões e em qualquer outro local onde seja necessário apontar um objeto. É claro que há também o uso na sala de estar com o animal de estimação da família, mas existem algumas experiências interessantes que você pode experimentar com uma ponteira laser vermelha e que fariam grande sucesso em uma feira de ciências.

Refração em gelatina

Com uma tigela transparente e gelatina vermelha e amarela, você pode ver as mudanças de direção da luz (refração) quando ela passa de um meio para outro. Faça primeiro a gelatina vermelha e espere até ela ficar sólida, em seguida, faça a gelatina amarela em cima dela. Aponte o laser vermelho para a gelatina em diferentes ângulos. Observe como quando o feixe é apontado desde o fundo, a luz se curva ligeiramente (refrata) quando passa através das duas camadas de gelatina. Usando um spray de água, faça uma névoa no ar ao redor da gelatina para expor o feixe que sai dela e perceba que ele se curva ainda mais. Gire o laser e a tigela até encontrar o ângulo crítico. Neste ângulo, o raio laser tentará sair da gelatina, mas é refratado em um ângulo tão acentuado que se curva de volta em direção a ela.

Raio-X Laser

As máquinas de raios-X, assim como os lasers, usam uma forma de radiação para funcionar. Você pode imitar os efeitos de uma máquina de raio-x usando uma ponteira de laser vermelha e uma lâmpada fosca. Coloque a lâmpada em uma luminária e mantenha-a desligada. Aponte o laser para o bulbo e veja como o feixe único ilumina todo o interior da lâmpada, fazendo-a brilhar em um tom vermelho. O acabamento fosco do bulbo na verdade espalha a energia do feixe de laser ao redor da lâmpada, criando uma projeção do filamento que normalmente estaria oculto.

Acender fogo

A radiação de luz produzida por uma ponteira laser também produz calor. Você pode usar esse calor para acender um fósforo ou uma fogueira. Para acender um fósforo, segure-o a sua frente e aponte o laser para a sua ponta. Quanto mais perto o laser estiver da ponta, mais calor será produzido. Tenha cuidado. Se a ponta do feixe de laser estiver muito perto do fósforo, você pode queimar o equipamento ou a si mesmo quando acender. Para fazer uma fogueira, você terá que recolher muitos gravetos. As fibras de algodão que ficam presas na secadora de roupas também funcionam muito bem. Empilhe seus gravetos sobre uma superfície não inflamável e aponte o feixe de laser diretamente para o centro. Lembre-se de não ficar muito perto, mas apenas o suficiente para que o calor do laser fique diretamente focado nos gravetos. Assim que uma brasa for criada, sopre suavemente até que o fogo comece e em seguida adicione mais gravetos e madeira.

Veja o feixe

Os feixes de laser vermelhos são coerentes, viajando na direção em que a ponteira é apontada sem se espalhar ou dispersar. A única maneira de ver o feixe real é através do reflexo. Como o experimento da gelatina, o feixe deve passar através de um meio para se tornar visível. No entanto, no caso da gelatina, o meio é sólido, de modo que o feixe é manipulado pelas partículas na gelatina, causando a refração. Para ver a aparência exata do feixe você vai precisar criar um gás visível. Você pode usar uma máquina de fumaça ou deixar cair um pouco de gelo seco em um copo de água. Depois que o nevoeiro começar, aponte o laser em um local em meio à neblina. Observe como o nevoeiro continua a se mover, mas o feixe de laser permanece em uma linha reta.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível