Experimentos divertidos com a gravidade

Escrito por adam dawson | Traduzido por ricardo soares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Experimentos divertidos com a gravidade
Todos os objetos caem no chão devido à força gravitacional (David Sacks/Lifesize/Getty Images)

A Terra atua sobre cada objeto, tentando puxá-los em direção ao seu centro. Esta força é conhecida como gravidade e foi descoberta pelo cientista italiano Galileu no século 16. Se você deixar cair uma caneta, ela sempre cairá no chão e, ao levantar as coisas, o peso sentido deve-se à gravidade. Há um certo número de experiências diferentes que podem ilustrar os diversos princípios das leis da gravidade.

Outras pessoas estão lendo

Princípios fundamentais

Para ver os princípios fundamentais da gravidade trabalhando -- com ele puxando todos os objetos em direção à Terra -- use um copo de plástico, um pouco de água e um lápis. Empurre o lápis através da parte inferior do copo e, em seguida, encha-o com água e veja o que acontece. Reabasteça o copo com água e, conforme ela estiver derramando, solte o copo e veja o que acontece. A água deve parar de derramar conforme o copo cai em direção ao chão. A razão disso é porque, quando o copo está sendo segurado, a gravidade está agindo sobre a água e puxando-a em direção à terra. Quando o copo é solto, a gravidade atua tanto no copo como na água, ao mesmo tempo e com a mesma pressão, significando que nenhuma água é forçada a sair.

Centro de gravidade

O centro de gravidade é o ponto no qual a massa em cada lado do objeto é a mesma. É o ponto do objeto onde a gravidade tem o maior impacto. Há uma série de experimentos que lhe permitirão descobrir onde é o seu centro de gravidade. Um é chamado de cadeira super cola e exige que você sente em uma cadeira com as costas retas contra o encosto dela e os pés planos no chão. Tente levantar-se sem mover as costas para a frente e perceberá que não pode. Isto ocorre porque, ao sentar, seu centro de gravidade está na base de sua espinha e, para levantar, é preciso movê-la para frente de modo que fique acima dos seus pés. Ao tentar levantar-se com as costas retas, evita-se que isto aconteça, não podendo, assim, ficar de pé.

Aceleração gravitacional

Sabemos que a gravidade atrai tudo em direção à Terra, mas ela atrai objetos pesados ​​mais rápido do que os leves? Para descobrir isso, o cientista Galileu realizou um experimento no qual ele soltou dois objetos de massas diferentes da mesma altura e registrou os resultados. Você pode realizar a mesma experiência estando em uma cadeira e soltar uma laranja e uma uva ao mesmo tempo, da mesma altura. Peça para que um amigo deite no chão de modo que ele possa gravar qual encosta no chão primeiro. Você perceberá que elas encostam no chão ao mesmo tempo, pois a gravidade faz com que todos os objetos acelerem na mesma velocidade, independentemente da sua massa.

A velocidade sobre a gravidade

A velocidade com que algo se move tem um efeito sobre a força da gravidade, conforme explicado pela Lei de Sir Isaac Newton da Gravitação Universal. Quanto mais rápido algo se move, menos a gravidade tem efeito sobre ele. Este princípio pode ser realizado pegando um frasco vazio e uma esfera de borracha. Coloque a bola de borracha no frasco e coloque-o planamente sobre uma mesa. Em seguida, comece a girar o recipiente em um movimento circular, certificando-se que permaneça sobre a mesa. A bola deve mover-se para cima nas laterais do frasco. Pare de girá-lo e, em seguida, a bola perderá velocidade e a força da gravidade irá puxá-la de volta à Terra.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível