Mais
×

Experimentos escolares fáceis sobre o ciclo da água

Atualizado em 19 julho, 2017

O ciclo da água, também conhecido como o ciclo hidropônico, mostra os diferentes estágios pelos quais a água de nosso planeta passa. Quando o sol incide na água, seja do mar, de lagos ou de rios, ela esquenta e evapora. Esse vapor sobe até começar a esfriar. À medida que esfria, ele condensa em gotículas que se juntam para formar as nuvens. Quando as nuvens ficam saturadas de água, elas se tornam pesadas e a água precipita. A chuva cai e evapora novamente ou é incorporada a rios, lagos e ao mar. Portanto, nosso ciclo da água consiste em três estágios principais -- a evaporação, a condensação e a precipitação --, seguidos de um possível quarto estágio -- a coleta.

As gotículas se formam quando o vapor condensa na garrafa (condensate on the water bottle image by Daria Miroshnikova from Fotolia.com)

Experimento com saco plástico

Esse experimento fácil demonstra o ciclo da água de uma maneira bem didática. Coloque aproximadamente meia xícara de água em uma sacola plástica, vede-a e cole-a em uma janela. Use uma caneta para marcar o nível de água na sacola. Depois que ela tiver sido exposta ao sol, o nível da água terá diminuído devido à evaporação e as gotículas de água terão se condensado no topo da sacola. Quando gotículas suficientes estiverem condensadas, elas escorrerão juntas, voltando ao volume de água que não evaporou, demonstrando a precipitação.

O experimento da água colorida

Nesse experimento, use corante alimentício para criar um contraste maior entre a água original e a precipitada. Encha pela metade um copo plástico com água e tinja-a com algumas gotas de corante. Prenda outro copo plástico de cabeça para baixo no primeiro para criar um sistema fechado e deixe o conjunto formado em um peitoril ensolarado. A água vai evaporar, condensar e precipitar, como no experimento com a sacola plástica, mas o corante não, permanecendo apenas na água original, e não nas gotículas que se condensaram. Elas serão transparentes.

O experimento do copo vazio

Esse experimento simples pode capturar a atenção das crianças, pois o copo vazio parece se encher por mágica! Coloque uma tigela grande quase cheia de água em um local ensolarado, com um copo vazio no centro. Cubra com plástico filme e crie uma depressão no centro do plástico posicionando uma pequena pedrinha na direção do copo vazio. Após um período, a água evaporará da tigela e condensará sobre o plástico. O peso no centro afunilará as gotículas, juntando-as para que se precipitem juntas e caiam dentro do copo vazio, que ficará cheio de água.

Experimentos de fases individuais

Se você deseja demonstrar as fases do ciclo da água separadamente, esse experimento é ideal. Para demonstrar a evaporação, ferva uma chaleira e explique que o vapor é a água que foi aquecida e passou para o estado gasoso. Para demonstrar a condensação, simplesmente coloque um copo de gelo em um cômodo quente. À medida que as gotículas de água se condensam do lado de fora do copo, explique o que são essas moléculas no ar que se resfriam quando entram em contato com o vidro frio. Para demonstrar a precipitação, segure um comprimento de fio de algodão e use uma pipeta para gotejar água sobre ele, uma gota de cada vez. As primeiras devem aderir à parte inferior do fio, mas, ao adicionar mais gotas, elas ficarão mais pesadas e se precipitarão como nuvens de chuva.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article